Busca avançada
Ano de início
Entree

Marly Augusto Cardoso

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública (FSP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Marly A. Cardoso graduou-se em Nutrição (1985) pela Universidade de São Paulo (USP). Nessa mesma universidade, obteve os títulos de mestre (1992) e doutor (1995) em Ciências dos Alimentos e Livre Docente em Nutrição em Saúde Pública (2006). É Professora Titular do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (2016). Foi chefe do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP (2012- 2014), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Nutrição em Saúde Pública (2006-2010) e pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (NUPENS) da USP. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa (2018-2021) e representante da Congregação da Faculdade de Saúde Pública no Conselho Universitário da USP (2018-2021). Atuou como pesquisadora visitante do Departamento de Nutrição da Harvard T.H. Chan School of Public Health (auxílio Estágio Sênior no Exterior do CNPq), Lemann Research Fellow do David Rockefeller Center for Latin American Studies da Universidade de Harvard, Boston, e da Cátedra Fulbright de Estudos Alimentares da Universidade da California Davis, EUA. Coordenou vários projetos de pesquisa (apoio Fapesp e CNPq), de pós-doutoramento (PRODOC/CAPES e CNPq) e Escola de Altos Estudos em Epidemiologia Nutricional (USP/Harvard, apoio CAPES/Fogarty/NIH). É Editora Associada das revistas PLoS One, Revista de Saúde Pública e Indian Journal of Preventive Medicine, colaborando também como relatora em várias revistas nacionais e internacionais, tais como Diabetes Care, Obesity Research, PLOS ONE, British Journal of Nutrition, Public Health Nutrition, American Journal of Public Health, entre outros periódicos nas áreas de nutrição, epidemiologia e saúde coletiva. Foi membro do Comitê Científico do International Diabetes Epidemiology Group (IDEG) e membro do corpo de assessores científicos da Fapesp, CNPq e CAPES. Concluiu 12 orientações de pós-doutorado, 10 de doutorado, 15 de mestrado, 28 de iniciação científica e mais de 50 orientações de treinamento técnico em pesquisa. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação do estado nutricional, consumo alimentar e distúrbios nutricionais. Foi Coordenadora do Estudo Nacional de Fortificação caseira da Alimentação Complementar (ENFAC) - ensaio pragmático multicêntrico com apoio do Ministério da Saúde do Brasil, CNPq e UNICEF (2012-2014) e atualmente coordena o estudo MINA-Brasil - Saúde e Nutrição Materno-INfantil no Acre: coorte de nascimentos em Cruzeiro do Sul (Programa Ciência sem Fronteiras CNPq 2015-2017; Auxílio Temático Fapesp 2017-2022). É líder do Grupo de Pesquisa ?MINA-Brasil: saúde e nutrição da mulher e da criança?, certificado pela USP e registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7646657316313918 ). Orcid: 0000-0003-0973-3908 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Ácido fólico Acre Acrelândia (AC) Aleitamento materno Alimentação infantil Alimentos processados Amazônia Brasileira Amazônia Ocidental Amazônia Análise Nutricional de População Anemia ferropriva Anemia Anticorpos Antropometria Atenção primária à saúde Avaliação nutricional Betacoronavirus Biologia molecular COVID-19 Capacitação profissional Capacitação tecnológica Cefalometria Ciências da Saúde Coleta de dados Comportamento alimentar Composição corporal Comunicação em saúde Consumo de alimentos Crescimento e desenvolvimento Crianças Cruzeiro do Sul (AC) Deficiência de ferro Desenvolvimento infantil Dieta saudável Dieta Dislipidemias Ensaio clínico randomizado Epidemiologia nutricional Epidemiologia Estado nutricional Estudos de coortes Estudos multicêntricos Eventos científicos e de divulgação Fatores de risco Ferro Folato Geoprocessamento Guias alimentares Hábitos alimentares Homocisteína Idade escolar Imigrantes Infância Infecção Infecções por Papillomavirus Inflamação Infraestrutura de pesquisa Ingestão de alimentos Inquéritos nutricionais Inquéritos sobre dietas Intercâmbio de pesquisadores Intervenção nutricional Japoneses Malária Microbioma gastrointestinal Micronutrientes Morbidade Mulheres Neoplasias do colo uterino Nutrição da mãe Nutrição do lactente Nutrição em saúde pública Nutrição infantil Nutrição Obesidade pediátrica Obesidade Padrão alimentar Polimorfismo genético Pólipos adenomatosos Povos indígenas do Brasil Primeira infância Processamento de dados Resistência à insulina Reuniões científicas Revisão sistemática SARS-CoV-2 Saúde Coletiva Saúde Pública Saúde da criança Saúde da mulher Saúde de populações indígenas Saúde materna Saúde materno-infantil Saúde pública Segurança alimentar Suplementação alimentar Treinamento profissional Vitamina B12 Vitamina D Vulnerabilidade social beta Caroteno
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Diário de Campo | Ep #1 - A partida


Publicado em 19 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. No primeiro episódio da série Diário de Campo - Vale do Juruá (AC), acompanhamos todos os preparativos da viagem na companhia dos pesquisadores Marcelo Urbano Ferreira, professor do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (@ICB - USP), e Marly Cardoso, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP). Os preparativos começam com mais de 40 dias de antecedência. Na bagagem vão diversos reagentes, materiais de laboratório, botijão de nitrogênio líquido, materiais descartáveis… Passagens aéreas em mãos, aluguel de carro e pé na estrada! Após o trecho aéreo, o trajeto rodoviário segue por quase 760 km partindo do aeroporto de Rio Branco (AC). Rumo à região mais ocidental do Brasil, o destino final são os municípios de Mâncio Lima (19,3 mil hab.) e Cruzeiro do Sul (89 mil hab.), no Acre.

Diário de Campo | Ep #2 - A coleta


Publicado em 19 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. O primeiro dia de coleta dos exames começa logo cedo. Antes das 7h da manhã os pesquisadores já estão na Unidade Básica de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida, em Mâncio Lima (AC). É lá onde serão realizados todos os exames. De cada paciente são colhidas duas amostras utilizando um swab. A primeira amostra é para o teste rápido, com resultado em até 30 minutos. A segunda, é armazenada em uma solução de preservação de RNA para estudos posteriores.

Diário de Campo | Ep #3 - O atendimento


Publicado em 21 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. Mais um dia na Unidade Básica de Saúde Raimundo Reginaldo de Almeida, em Mâncio Lima, os pesquisadores realizam os últimos testes e prestam atendimento aos pacientes que buscam o posto médico. Mais de 20 pacientes são atendidos no período da manhã para avaliação clínica. Cinco testaram positivo para COVID-19, nenhum em estado grave.

Diário de Campo | Ep #4 - Malária


Publicado em 22 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. With FAPESP’s support, the researchers have conducted field research in Acre since 2003. They are working on projects that focus on malaria and community health in the Amazon. Since 2015 the researchers have been participating in the MINA Brazil survey of maternal and child health in Cruzeiro do Sul (Acre). With FAPESP’s support, the survey is following up the first 1,000 days of children born in the region.

Diário de Campo | Ep #5 - O retorno


Publicado em 23 de outubro de 2020 - Agência FAPESP. Antes de retornar para São Paulo os pesquisadores tiram um dia de folga para aproveitar a região e comprar ingredientes regionais. Além de realizar uma análise epidemiológica, os pesquisadores vão colaborar com cientistas de outros países em estudos de modelagem matemática da dinâmica de transmissão da COVID-19.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: