Resumo
Desenvolver colaboração científica entre os grupos de A.J. da Silva (USP) e D. Bazeia (UFPB) sobre o estudo de campos escalares, suas propriedades, extensões supersimétricas e aplicações em diversas áreas da Física. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Fisica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1974) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1979). Realizou estágios de Pós Docs no IF da Universidade de Turim, Itália (1980/1981) e no CTP do MIT, EUA, (1991). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos em (2+1) dimensões, modelos não comutativos, Chern Simons, supersimetria e renormalizacao, Teorias de Campos tipo Horava- Lifshitz e atualmente TQC aplicada à matéria condensada em (2+1) dimensões. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Desenvolver colaboração científica entre os grupos de A.J. da Silva (USP) e D. Bazeia (UFPB) sobre o estudo de campos escalares, suas propriedades, extensões supersimétricas e aplicações em diversas áreas da Física. (AU)
Este projeto destina-se ao estudo de propriedades das teorias de campos formuladas em espaços não cumulativos. Essas teorias apresentam vários aspectos inusitados, decorrentes de uma alta não-localidade subjacente. Mais precisamente, tencionamos investigar as seguintes facetas: a) consistência das teorias não-comutativas. Pretendemos em particular estudar a consistência dessas teorias no …
Teorias de campos em 2 + 1 dimensões tem despertado um grande interesse nos anos recentes. Essas teorias apresentam muitas propriedades encontradas em 3 + 1 dimensões num contexto mais simples constituindo portanto um bom laboratório teórico. Por outro lado, elas possuem uma estrutura peculiar ensejando aplicações à física da matéria condensada. O presente plano de pesquisas concentra-se …
Extensões do Modelo Padrão das Partículas Elementares envolvendo derivadas mais altas nos campos (Lee-Wick) foram recentemente propostas com o intuito de resolver o problema de escalas na teoria. Extensões supersimétricas do modelo padrão também têm sido estudados com o mesmo fim. Nosso objetivo é estudar modelos de teoria de campos combinando ambas extensões e suas possíveis respostas às…
O estudo de potenciais efetivos em teoria quântica de campos é uma importante ferramenta para entender, através de conceitos clássicos, o comportamento quântico de sistemas físicos. Além disso, potencias efetivos são uma maneira natural de se estudar o fenômeno da quebra espontânea de simetria. Embora Supersimetria seja uma das mais discutidas propostas de física além do modelo padrão na …
Este projeto tem por objetivo o estudo de quebra de simetrias, através de correções radiativas (mecanismo de Coleman-Weinberg), em modelos supersimétricos em (3+1) e (2+1) dimensões, e também de quebra de Supersimetria em modelos com termos de quebra soft espúrios na Lagrangiana. Este estudo será realizado com o formalismo de supercampos, utilizando as técnicas de cálculo no super-espaço.
Em um trabalho anterior, eu e A. Das estudamos o comportamento à T=o de uma classe de modelos de férmions e campo de Maxwell em (1+1)D formalismo de tempo real. Pretendemos estender este estudo a situações envolvendo backgrounds topológicos não triviais. (AU)