Busca avançada
Ano de início
Entree

Andreas Karoly Gombert

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Antes de mais nada, sou um apaixonado por leveduras! Trabalho na Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 2013. Exerço hoje a função de Professor Titular. Como cientista, sempre atuei na fronteira entre a biologia e a engenharia, com particular interesse em leveduras, que são microrganismos fascinantes! Juntamente com vários pós-graduandos, pós-doutorandos e estudantes de graduação, realizamos trabalhos em fisiologia, metabolismo, engenharia metabólica, evolução e ecologia de leveduras. Interesso-me especialmente pelo processo de fermentação alcoólica, usado em cerca de 400 biorrefinarias no Brasil para produzir etanol combustível a partir de cana-de-açúcar. Dois temas que acho muito interessantes são: 1) o que as linhagens de Saccharomyces cerevisiae do bioetanol têm de diferente de outras linhagens da mesma espécie, por exemplo aquelas usadas na fabricação de cerveja, de vinho e de fermento biológico ou até mesmo de linhagens selvagens, encontradas na natureza?; 2) como as células de levedura encontradas dentro das dornas industriais se relacionam ecologicamente com outros microrganismos contaminantes do processo, como as bactérias lácticas? Em termos de experiência profissional, fui docente na Escola Poltécnica da Universidade de São Paulo (USP) por 15 anos, antes de atuar na Unicamp. Também tive passagens (de ao menos um ano cada) por: Technical University of Denmark (DTU), Universidade do Minho (Portugal), Delft University of Technology (Países Baixos) e Harvard University. Dedico-me também a questões de ensino e aprendizagem, procurando explorar novas metodologias de ensino, como a sala de aula invertida. Gosto do assunto popularização da ciência e para isso realizo atividades de letramento em microbiologia com crianças em diferentes escolas, traduzi um livro sobre leveduras e participei da gravação de podcasts e de vídeos hoje disponíveis na internet. Participei da autoria de uma série de artigos científicos publicados em revistas internacionais importantes (acesse "Produções" e "Artigos completos publicados em periódicos" ou procure em sua base de dados favorita por "GOMBERT AK" para vê-los). Faço parte do corpo editorial da revista científica FEMS Yeast Research e sou um dos três delegados que representam o Brasil na International Commission on Yeasts (ICY). Se quiser conhecer nosso Laboratório de Engenharia Metabólica e Bioprocessos (LEMeB), acesse: https://sites.google.com/site/unicampfealemeb/home. Se tiver interesse em realizar um mestrado, doutorado ou pós-doutorado nos temas acima, entre em contato comigo! (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 13/07/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

PROCESSO INTEGRADO DE BIORREFINO DO SORO DE LEITE E COMPOSIÇÃO PROBIÓTICA OBTIDA BR1020190152923 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). JOSÉ VALDO MADEIRA JUNIOR / MARTÍN RUMBO / GRACIELA GARROTE / MARIA DOLORES PENDÓN / ANDREAS KAROLY GOMBERT - 24 de julho de 2019

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: