- Auxílios pontuais (curta duração)
Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Rogerio Lerner graduou-se em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo ? IPUSP. É mestre e doutor em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Em 2005, ingressou em concurso como professor nesta instituição e, desde 2006, é orientador no mesmo. Concluiu o Pós-Doutorado pela Universidade Pierre et Marie Curie - Paris 6 - em 2009. Desde 2011, quando obteve o título de Livre-Docente em Psicologia, é Professor Associado do IPUSP e Fellow do College of Research Training Programme ? University College London/International Psychoanalytical Association. Tem publicado livros, capítulos de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais. Participa regularmente de eventos científicos no Brasil e no exterior. Sua atuação se dá área de Psicologia do Desenvolvimento, Psicanálise, parentalidade e constituição psíquica. Coordena ou é membro de diversos convênios nacionais e internacionais de pesquisa e intercâmbio acadêmico, com destaque para o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental. É líder do grupos de pesquisa do CNPq intitulados "Transtornos do espectro de autismo: detecção de sinais iniciais e intervenção" e "Formação de Profissionais para atuação intersetorial na promoção do desenvolvimento infantil, detecção de sinais iniciais de problemas e intervenção oportuna", tendo sob sua responsabilidade verbas de pesquisa oriundas de órgãos de financiamento nacionais e internacionais. É também Membro do Sub-Comitê de Pesquisa Geral da Associação Psicanalítica Internacional e do Comitê Científico do Núcleo Ciência pela Infância (INSPER/FMCSV). (Fonte: Currículo Lattes)
A coleção Atualidades na Investigação em Psicologia e Psicanálise apresenta trabalhos oriundos de Programas de Pós-Graduação brasileiros e estrangeiros situando produções psicanalíticas no quadro maior da atividade acadêmica nacional e internacional em Psicologia. Com o delineamento de fronteiras entre tais campos, estabelecem-se possíveis articulações, bem como se evidenciam irredutib...
O Prof. Bjorn Salomonsson é uma referência internacional no atendimento psicoterapêutico de orientação psicanalítica a díades compostas por mães e bebês. Dentre seus variados estudos, ele é autor de artigos com resultados de pesquisas feitas com um método que, embora seja considerado de alto valor para contribuições voltadas a aplicação em escala populacional tais como as que visam à s...
Irmãos de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são grupo com risco a problemas do desenvolvimento. Pais de crianças com TEA apresentam maior prevalência de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse do que pais de crianças sem este diagnóstico. Esta pesquisa tem dois objetivos principais: a) investigar condições de saúde mental e de estresse de pais de ...
As ocorrências que incidem sobre o bebê são de central importância para a construção da sua mente. Segundo alguns autores (Roussillon, 2008, Esteve et al., 2012 e Zornig, 2015), as bases do processo de simbolização são constituídas no interior do vínculo primário didático, de forma que fatores parentais e condições de cuidado na primeira infância podem facilitar ou dificultar os proces...
É notória a confluência do período de vida em que ocorre o desfralde e em que se inicia, na fala, o uso do pronome em primeira pessoa (eu). O desfralde se estabelece, na maioria das culturas, entre 24 e 36 meses (Mota, 2008; Mota & Barros, 2008), ocorrendo o mesmo para o uso do pronome pessoal eu na fala (site Johns Hopkins Medicine, acesso em maio de 2016). A despeito dessa evidente a...
Irmãos de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são grupo com risco a problemas do desenvolvimento. Pais de crianças com TEA apresentam maior prevalência de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse do que pais de crianças sem este diagnóstico. Esta pesquisa tem dois objetivos principais: a) investigar condições de saúde mental e de estresse de pais de ...
Irmãos de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) são grupo com risco a problemas do desenvolvimento. Pais de crianças com TEA apresentam maior prevalência de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse do que pais de crianças sem este diagnóstico. Esta pesquisa tem dois objetivos principais: a) investigar condições de saúde mental e de estresse de pais de ...
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NATHALIA TEIXEIRA CALDAS CAMPANA; ROGÉRIO LERNER; VINICIUS FRAYZE DAVID. CDRI as an Instrument to Evaluate Infants With Developmental Problems Associated With Autism. Paidéia, v. 25, n. 60, p. 85-93, Abr. 2015.
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPANA, Nathalia Teixeira Caldas. Uso de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil (IRDI) na detecção de sinais de problemas de desenvolvimento associados ao autismo. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
MORAIS, Ana Silvia de. Usos e apropriações de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil por agentes comunitários de saúde: uma experiência de formação. 2013. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.
PAOLO, Angela Flexa Di. Estudo exploratório dos indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil e da avaliação psicanalítica aos 3 anos para avaliar a qualidade de vida e condição sintomática aos seis anos. 2010. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.