Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitor Fernandes Oliveira de Miranda

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Vitor F. O. de Miranda possui graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (1999), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Rio Claro (2006) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal (2018). Atualmente é professor associado do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal, professor visitante da Jagiellonian University (Kraków, Polônia), professor colaborador da Florida International University (COIL Program - EUA) e curador de fanerógamas do Herbário Jaboti (JABU). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ministra disciplinas para a graduação (Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica) relacionadas à sistemática de plantas e para a pós-graduação relacionadas à sistemática filogenética e evolução molecular. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Sistemática, genômica e evolução de plantas carnívoras, membro do corpo editorial dos periódicos Frontiers in Plant Science (Suíça), Frontiers in Ecology and Evolution (Suíça), Italian Botanist (Itália) e PLANTS (Suíça) e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Assessor de agências de fomento nacionais (Fapesp, Capes, CNPq) e internacionais (Human Frontier Science Program - França, Ministero dell'Università e della Ricerca, Itália). Publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 11 capítulos de livros e organizou um livro. Orientou e orienta alunos e pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em sistemática de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e taxonomia, sistemática filogenética, filogeografia, genética e evolução molecular. Email: vitor.miranda@unesp.br (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Colonización en el agua 
Colonización en el agua 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Carnivoria em miniatura


Publicado em 29 de janeiro de 2018 - Pesquisa FAPESP. O biólogo Vitor Fernandes Oliveira de Miranda, da Unesp de Jaboticabal, fala sobre um estudo com plantas carnívoras aquáticas que indica que o gênero Utricularia teve origem no Brasil, há 39 milhões de anos.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: