Busca avançada
Ano de início
Entree

Conrado Ramos Moreira Afonso

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Nascido em Boa Esperança do Sul - SP. Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1998), mestrado (2000) e doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Realizou o Doutorado Sanduiche por 6 meses na University of Florida (UF), FL - USA (2003), 1 ano de Pós-Doutorado FAPESP (2005) em Ligas Betas de Titânio na Universidade Estadual de Campinas (Dema/FEM/UNICAMP) e um pós-doutorado em 2016 na Universitat Politénica de Valencia (UPV) - Espanha (BPE-FAPESP) e atuante como professor visitante na UPV desde 2011. Atualmente está vinculado como Professor Adjunto (DE) desde 2010 e Prof. Associado II (desde 2019) do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desde Julho de 2018. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq desde 2011, orientador de alunos de Mestrado e de Doutorado como Professor Permanente cadastrado no PPG-CEM da UFSCar, nota 7 da CAPES em cinco avaliações consecutivas. Atuou, de 2006 a 2010 como Engenheiro de Materiais no Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) do antigo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), atual Laboratório Nacional de Nanotecnologia (LNNano/CNPEM). Participante em projetos de pesquisa da rede TMEC/Petrobrás de implantação de simulação física (máquina Gleeble) e FSW no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Atuou também desde fevereiro de 2010 como Professor em Curso de Especialização em Processos Metalúrgicos e como Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade Mogi das Cruzes (UMC). Revisor de periódicos internacionais como: Metallurgical and Materias Transactions A, Acta Biomaterialia, Intermetallics (Bristol), Materials Science and Engineering A e Scripta Materialia (Oxford). Tem experiência de 20 anos na área de Microscopia Eletrônica e de Engenharia de Materiais e Metalurgia, com ênfase em Solidificação Rápida de Metais e Ligas; Conformação Por Spray, atuando principalmente nos seguintes temas: fase amorfa, ligas metálicas multicomponentes a base de Fe e de Al, pó overspray ; Ligas Betas de Ti para implantes; Aços microligados para aplicações em dutos de petróleo e gás, caracterização microestrutural, consultoria e prestação de serviços para empresas em caracterização de materiais e análise de falhas, Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), Microscopia Eletrônica de Transmissão (TEM) Convencional e de Alta Resolução (HRTEM) e Microscopia Eletrônica de Transmissão por Varredura (STEM); Microanálise de Raios-X (EDS); Difração de Elétrons Retroespalhados (EBSD); Preparação de Amostras para Metalografia e Microscopia Eletrônica; Análise de Imagens e Difração de Raios-X (DRX). Possui atualmente projetos de pesquisa vigentes das agências de fomento CNPq, CAPES, FAPESP e Ministerio de Economia y Competitividad de España (MINECO). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: