Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliano Alves Bonacin

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2002. Concluiu o doutorado e o pós-doutorado em Química Inorgânica na Universidade de São Paulo (USP) em 2007 e 2009, respectivamente. De 2009 a 2012 foi diretor de PD e sócio co-fundador da empresa NovaNano. Durante esse período, foi membro de Fórum de Competitividade em Nanotecnologia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2009/2010). No mesmo período, desenvolveu uma nova tecnologia para produção de nanopartículas de prata e realizou o processo de transferência tecnológica para outra empresa do setor. Ingressou no IQ-UNICAMP em 2012 e obteve o título de Livre Docente em 2019. Ministra disciplinas relacionadas a Química Inorgânica no Curso de Graduação e Pós-Graduação, e Empreendedorismo. Foi Coordenador da Comissão de Segurança e Ética Ambiental do IQ-UNICAMP (2013/2015) e Coordenador da Central Analítica do IQ-UNICAMP (abril/2015 a Jul/2018). Atualmente é chefe do Departamento de Química Inorgânica da mesma instituição. Coordenou projetos financiados pelo SENAI, CNPq, FINEP e FAPESP. É revisor das seguintes agências de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect). Atua como revisor de dezenas revistas científicas de âmbito nacional e internacional. Desde de 2023 faz parte do Editorial Advisory Board da revista ACS Applied Energy Materials. Foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2012/2013 - Pós-Doutorado) e na Manchester Metropolitan University (2017) e Imperial College London (2023). Possui mais de 91 artigos publicados, índice H=32 (Google Scholar) e 7 patentes depositadas. Orientou 5 projetos de mestrado, 4 doutorados, 2 pós-doutorados, 24 alunos de IC, 9 alunos de intercâmbio, dos quais 7 vieram de universidades do exterior. Atualmente orienta 1 projetos de pós-doutorado, 3 doutorados, 7 mestrados e 5 de Iniciação Científica. Já ministrou 54 palestras científicas em Instituições de Ensino e Pesquisa. Seu grupo de pesquisa desenvolve projetos em water splitting, produção de hidrogênio, oxidação de água, impressão 3D, nanomateriais para eletrocatálise e sensores eletroquímicos. Website do grupo de pesquisa: www.bonacin.iqm.unicamp.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Sensor de baixo custo detecta Parkinson inicial em amostras biológicas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/02/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

DISPOSITIVO CARRETEL AUTOMATIZADO DE CONTROLE DE DIÂMETRO DE FILAMENTOS POLIMÉRICOS BR1020200139002 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Juliano Alves Bonacin ; André Luiz Barboza Formiga ; Diego Campaci de Andrade ; Thiago Vasconcelos de Barros Ferraz - 07 de julho de 2020

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: