Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliano Alves Bonacin

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) em 2002. Concluiu o doutorado e o pós-doutorado em Química Inorgânica na Universidade de São Paulo (USP) em 2007 e 2009, respectivamente. De 2009 a 2012 foi diretor de P&D e sócio co-fundador da empresa NovaNano. Durante esse período, foi membro de Fórum de Competitividade em Nanotecnologia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2009/2010). No mesmo período, desenvolveu uma nova tecnologia para produção de nanopartículas de prata e realizou o processo de transferência tecnológica para outra empresa do setor. Ingressou no IQ-UNICAMP em 2012 e obteve o título de Livre Docente em 2019. Ministra disciplinas relacionadas a Química Inorgânica no Curso de Graduação e Pós-Graduação, e Empreendedorismo. Foi Coordenador da Comissão de Segurança e Ética Ambiental do IQ-UNICAMP (2013/2015) e Coordenador da Central Analítica do IQ-UNICAMP (abril/2015 a Jul/2018). Atualmente é chefe do Departamento de Química Inorgânica da mesma instituição. Coordenou projetos financiados pelo SENAI, CNPq, FINEP e FAPESP. É revisor das seguintes agências de fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do MS (Fundect). Atualmente, atua como revisor de 27 revistas científicas de âmbito nacional e internacional. Foi Visiting Researcher na University of Ottawa (2012/2013 - Pós-Doutorado) e na Manchester Metropolitan University (2017). Possui 77 artigos publicados, índice H=27 (Google Scholar) e 7 patentes depositadas. Orientou 4 projetos de mestrado, 4 doutorados, 2 pós-doutorados, 24 alunos de IC, 9 alunos de intercâmbio, dos quais 7 vieram de universidades do exterior. Atualmente orienta 1 projetos de pós-doutorado, 3 doutorados, 7 mestrados e 5 de Iniciação Científica. Já ministrou 54 palestras científicas em Instituições de Ensino e Pesquisa. Seu grupo de pesquisa desenvolve projetos em water splitting, produção de hidrogênio, oxidação de água, impressão 3D, nanomateriais para eletrocatálise e sensores eletroquímicos. Website do grupo de pesquisa: www.bonacin.iqm.unicamp.br. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 03/12/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: