Busca avançada
Ano de início
Entree

Michele Nehemy Berteli

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Graduação em Engenharia de Alimentos pela Fundação Educacional de Barretos (1998), Mestrado em Engenharia de Alimentos, na área de Tecnologia de Micro-ondas, pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005), parte do seu doutorado realizada na França pela École des Mines d'Albi Carmaux (2004), na área de Tecnologia de Micro-ondas, e Pós-doutorado em Engenharia de Processos, na área de Termoprocessamento, pelo Instituto de Tecnologia de Alimentos - ITAL (2011). Atualmente é pesquisadora do GEPC - Grupo de Engenharia de Processos - ITAL, atuando principalmente em pesquisa científica, consultorias técnico-científicas prestadas às indústrias de alimentos e em cursos de aperfeiçoamento oferecidos pelo GEPC. Dentre os cursos, destaca-se o Alimentos enlatados: princípios de controle do processo térmico, acidificação e avaliação do fechamento de recipientes; um treinamento muito procurado pelos profissionais da área de termoprocessamento de alimentos de baixa acidez, pois é requisito para as empresas deste setor que querem exportar para os EUA. O GEPC/ITAL faz parte do BPCS (Better Process Control Schools), promovido pela Grocery Manufacturers Association Science and Education Foundation (GMA-SEF), que é composto por um conjunto de universidades e instituições de pesquisa/ensino capacitadas para ministrar o curso, com certificado reconhecido pelo FDA. As principais áreas de atuação são: Engenharia de Alimentos e Processos, com ênfase em Tecnologia de Micro-ondas e Processos Térmicos, Assépticos e Convencionais e a recentemente iniciada sobre Aplicação de Plasma em Alimentos. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Tecnologia reduz aditivos e melhora a qualidade do trigo nacional 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Tecnologia reduz aditivos e melhora a qualidade do trigo nacional 
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/06/2021
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

BERTELI, M. N.; VITALI, A. A.; BERTO, M. I.; MARSAIOLI, JR., A.. Alternative venting in steam retorts-An approach to energy savings in thermal processing. CHEMICAL ENGINEERING AND PROCESSING, v. 70, p. 204-210, . Citações Web of Science: 1. (07/05203-6)

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: