Busca avançada
Ano de início
Entree

Juliana Jardim Barboza

CV Lattes  Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora, atriz, diretora e pesquisadora da prática teatral. Trabalha entre criação e pedagogia, tendo como eixo principal a formação e preparação de atores e educadores e ações movidas por gestos ensaísticos e temas ao redor da emancipação. Professora de Artes Performativas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, em Portugal, desde setembro de 2023. É pós doutora pela Faculdade de Educação da USP, com a pesquisa Ensaio, ignorância, desobramento: uma prática intervalar entre a aula e a cena, desenvolvida com bolsa FAPESP entre 2013 e 2016. Em 2014, sua pesquisa de pós doutorado se desenvolve na Faculdade de Educação da Universidad Complutense de Madrid, sob supervisão do Catedrático Fernando Bárcena Orbe, com a pesquisa Incêndios e Fernand Deligny: paisagens errantes entre a aula e a cena, com bolsa BEPE-FAPESP. Atualmente professora colaboradora do Máster Oficial en Enseñanzas Artísticas Pensamento y Creación esnénica contemporânea da Escudela Superior de Arte Dramático de Castilla y León, onde ministra um dos Seminários e é tutora de investigações de alunos. Em Madri, coordena, entre setembro e dezembro de 2014, a ação Incendios: dejar hacer (leer y decir) un texto, posta em cena ensaística, da qual participam artistas e pesquisadores de áreas educacionais e artísticas. Integra a Articulação Artístico Pedagógica do Programa Vocacional, SMC, SP, de março a julho de 2021. Participa da pesquisa Constella(c)tios como compositora cênica em parceria com a compositora e pesquisadora Michelle Agnes Magalhaes- dentro de sua pesquisa como residente S+T+Arts, Ircam/Pompidou -, é autora do texto e dirige a performance como mediadora em cena, para as apresentações de fevereiro/2020 entre Ircam/Pompidou e Centquatre Paris. É mestre (2001) e doutora (2009) em Teatro pela ECA-USP, com pesquisa sobre ator e comicidade e relação entre texto, escuta e trabalho de ator. O núcleo artístico que coordena em São Paulo é contemplado com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro na Cidade de São Paulo de julho de 2016 a janeiro de 2018 com o projeto Ensaios ignorantes: o comum e o gesto ensaístico entre cena e público. Doutora em teatro pela ECA-USP com a pesquisa Vestígios do dizer de uma escuta (repouso e deriva na palavra), com orientação da Prof. Dr. Silvia Fernandes. Idealiza e dirige, desde 2010, o projeto Ensaios Ignorantes, que transita entre áreas do teatro e da filosofia da educação, em diálogo com Joseph Jacotot, Jacques Rancière, Michel de Montaigne, Agnès Varda, dentre outros. Esteve duas vezes no oeste africano (Mali e Burkina Faso), a convite do griot, ator e diretor Sotigui Kouyaté (parceiro de Peter Brook por 23 anos), e participa do seu estágio Jeu d'Acteur, Directon d"Acteur et de Mis en scène, para atores africanos de seis países. Professora, entre 2004 e 2012, da graduação e da pós em Artes Cênicas da Universidade São Judas Tadeu. Professora colaboradora dos cursos de Teatro da USP (2006,2008, 2011), Unicamp (2011) e artista formadora na SP Escola de Teatro (2011/12). Preparadora de atores, performers e artistas do circo desde 1992, em peças, grupos, principalmente em SP e RJ. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 19/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.