Busca avançada
Ano de início
Entree

José Maurício Paiva Andion Arruti

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sou professor Dr. do Depto. de Antropologia da UNICAMP e pesquisador do CEBRAP (Núcleo Afro), credenciado nos Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS), Ciências Sociais (PPGCS) e História (PPGH) da UNICAMP. Formado em História pela UFF, fiz o mestrado e doutorado em Antropologia Social no Museu Nacional-UFRJ. Atuei no campo da Antropologia Pública, como coordenador de projetos de pesquisa, comunicação e advocacy em entidade da sociedade civil (1997-2007) e fui prof. do Depto. de Educação da PUC-Rio (2007-2011). Em 2006 publiquei o livro "Mocambo - Antropologia e história do processo de formação quilombola" (Prêmio CEAB/F. Ford'2003 e Prêmio ANPOCS-EDUSC´2005). Meus interesses de pesquisa, docência e extensão envolvem comunidades quilombolas e povos indígenas, e os temas do Território, Memória, Educação e Direitos. Na UNICAMP, coordeno o Laboratório de Pesquisa e Extensão com Populações Tradicionais Ameríndias e Afro-americanas (LaPPA) do Centro de Estudos Rurais, CERES. Já coordenei o Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena, CPEI (2012-2017); o Curso de Graduação em Ciências Sociais (coord. associado, 2013-2014); o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (2014-2017); e chefiei o Departamento de Antropologia (2019-2021). Realizei estágios pós-doutorais no CEBRAP (FAPESP, 2003-2006), na Getty Foundation, Los Angeles, CA (2015) e na Jackson School of International Studies da University of Washington, Seattle, WA. (BPE-FAPESP, 2018). Atualmente desenvolvo pesquisa acadêmica sobre o tema da mobilidade indígena, com destaque para a migração das regiões Norte e Nordeste para o estado e para a cidade de São Paulo, assim como para a ampliação do acesso indígena à universidade. O foco etnográfico desta pesquisa incide sobre o povo pankararu e os efeitos da mobilidade sobre sua relação com as políticas de educação, cultura e patrimônio. Em paralelo, coordeno o programa Panorama Quilombola (Afro-Cebrap em parceria com o LaPPA-UNICAMP) que desenvolve projetos de extensão no campo da documentação e informação sobre a presença na mídia e o acesso à justiça das comunidades quilombolas, realizados em parceria com diferentes universidades, instituições sociais e organizações quilombolas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: