Busca avançada
Ano de início
Entree

Ximena Suarez Villagran

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Uruguai

Professora doutora do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP). Coordenadora e fundadora do Laboratório de Microarqueologia (https://sites.usp.br/labmicro), coordenadora do Programa de Pós-graduação em Arqueologia e presidente da comissão de Pós-graduação do MAE/USP. Ganhadora do Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisas 2022 da Universidade de São Paulo, na área de Ciências Humanas. Única docente da USP da área de Arqueologia no ranking de pesquisadres/as de maior impacto da editora Elsevier de 2022. Graduada em Ciências Antropológicas pela Universidad de La Republica (UdelaR), com Mestrado em Arqueologia pelo MAE/USP. Doutora em Ciências pelo Instituto de Geociências (IGc/USP) e em Arqueologia Pré-histórica pela Universidad Autónoma de Barcelona (UAB). Pesquisadora pós-doutoral da Fundação Alexander Von Humboldt no Institute for Archaeological Sciences (INA), da Universidade de Tübingen (Alemanha). Coordena projetos de pesquisa sobre povoamento americano, domesticação das paisagens das terras baixas da América do Sul e as sociedades marítimas da costa Atlântica brasileira. Colabora em projetos de pesquisa com as Universidades de São Paulo, Universidad de la República, University of Texas-Arlington, Muséum National d'Historie Naturelle, Universitat Autònoma de Barcelona, Universidad de Chile e Universidad Católica del Perú. Tem experiência nas áreas de Geoarqueologia e Microarqueologia, com ênfase na análise de sedimentos e cerâmicas arqueológicas através de métodos de microscopia, espectroscopia no infravermelho, fluorescência de raios-x, microscopia eletrônica de varredura e isótopos estáveis de carbono e nitrogênio. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/05/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Os povos de Lagoa Santa


Publicado em 14 de outubro de 2016 - Pesquisa FAPESP. Um grupo de pesquisadores de diversas áreas trabalha em um sítio arqueológico na Lapa do Santo, Minas Gerais, para desenterrar e documentar os indícios da vida e da morte da população que vivia ali no período entre 8 mil e 12 mil anos atrás.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: