Busca avançada
Ano de início
Entree

André de Queiroz Constantino Miguel

CV Lattes ResearcherID  Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Desde Março 2021 é Professor Assistente pela Faculdade de Medicina Elson S. Floyd da Washington State University, EUA. Psicólogo clínico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Possui Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale (2019) e pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2020), Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2016) e Mestrado em Dependências Patológicas pela Universidade de Pisa, Italia (2009). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 09/08/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Cidadania e abstinência


Publicado em 06 de fevereiro de 2017 - Pesquisa FAPESP. A dependência do crack é um problema grave. Tratá-lo exige a adoção de medidas múltiplas e integradas. Na cidade de São Paulo, havia dois programas, um do estado e outro da prefeitura, que usavam estratégias distintas para lidar com o problema. Uma técnica testada por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) pode em breve se incorporada ao programa estadual, o Recomeço. Chamada de manejo de contingências, essa técnica consiste em oferecer uma recompensa sempre que um dependente químico exibe um comportamento desejável. O psicólogo André Constantino Miguel, da Unifesp, testou a técnica em usuários de crack do AME-Vila Maria. Ele e os colegas Clarice Madruga e Marcelo Ribeiro explicam como funciona o manejo de contingências.

Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.