Resumo
O projeto visa manutenção e ampliação da parceria entre a FAPESP e instituições de pesquisa e ensino do país e do exterior. (AU)
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp (FEC, 1972) e obteve seu título de Doutor em Engenharia pela Universitaet Stuttgart, Alemanha (1981). Realizou pós-doutorado na Fachhochschule Regensburg, Alemanha (1992) e na Technische Universitaet Darmstadt, Alemanha (2003). Foi docente em tempo integral da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp de 1973 a 2003. De 2004 a 2011 foi Professor Colaborador Voluntário da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp. Foi Diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp (1994-1998) e Diretor-Executivo do Escritório de Difusão e Inovação Tecnológica da Unicamp (1998-2002). Fez parte da Coordenação das Engenharias III da Capes (1989-1999) e da Coordenação das Engenharias da FAPESP (1984-1988). Atualmente é Coordenador Adjunto de Pesquisa para Inovação da Fapesp (2009-atual). Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Mecânica dos Sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: Mecatrônica e Robótica, Vibrações e Controle, Dinâmica Veicular, Navegação Autônoma baseada em Monovisão. (Fonte: Currículo Lattes)
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O projeto visa manutenção e ampliação da parceria entre a FAPESP e instituições de pesquisa e ensino do país e do exterior. (AU)
O projeto visa o ampliar a parceria entre a FAPESP e instituições de pesquisa e ensino e pesquisa , do país e do exterior. (AU)
O projeto visa o ampliar a parceria entre a FAPESP e instituições de pesquisa e ensino e pesquisa, do país e do exterior. (AU)
O objetivo principal da presente proposta é o desenvolvimento de um sistema de detecção de obstáculos para veículos (semi)-autonômos, baseado na fusão de monovisão e apontadores laser. Os dados coletados pelo sistema auxiliarão no deslocamento autônomo de veículos em ambientes não mapeados previamente e sujeitos a interferências não conhecidas, tais como obstáculos fixos e, eventualmente,…
Os objetivos deste trabalho são o desenvolvimento do software para geração de trajetórias e do software gerente, denominado de Kernel, para simular um robô móvel. O tema será dividido em duas etapas interdependentes: "Desenvolvimento dos Softwares" para geração de trajetória e gerenciamento de tarefas (Kernel) e, na etapa "Suporte ao Treinamento". Contudo, o enfoque principal do trabalho …
Este projeto de iniciação científica tem como objetivo principal a modelagem geométrica, cinemática e dinâmica de uma estrutura mecânica antropomórfica, denominada de robô bípede. O robô bípede a ser estudado nesta pesquisa será um sistema mecânico com seis graus de liberdade, três por perna, onde cada perna é composta por um pé, canela e coxa, conectadas em série através de juntas de rot…
10 | Auxílios à pesquisa concluídos |
3 | Bolsas no país concluídas |
13 | Todos os Auxílios e Bolsas |
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