Busca avançada
Ano de início
Entree

Soraya Soubhi Smaili

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Titular do Departamento de Farmacologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Ocupa a Cadeira 36 da Academia Nacional de Farmácia. Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), realizou Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Escola Paulista de Medicina, UNIFESP. Pós-doutorados na Thomas Jefferson University e no National Institutes of Health (NIH). Foi Pesquisadora Visitante no NIH e fellow da Fogarty Foudation. Estabeleceu e coordenou os Laboratórios de Microscopia de Alta Resolução, Microscopia Confocal e o Laboratório de Sinalização e Morte Celular. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Unifesp. Foi Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), foi membro do Diretorio Nacional da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). Foi membro da Iniciativa da Ciencia e Tecnologia no Parlamento; foi do Conselho do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) da Presidencia da República, além do Conselho da Associação de Universidades do Grupo Montevidéo (AUGM). Foi Presidente da Comissão de CT da Andifes e Presidente do Conselho Curador da Fundação de Apoio da Unifesp (FapUnifesp). Integra o Comitê Diretor (Board of Directors) da Sociedade Internacional de Morte Celular (International Cell Death Society, ICDS), é do Conselho da Aliança Francesa, do Conselho Consultivo da Rede Nossa São Paulo, do Conselho Administrativo Superior da Câmara do Comercio Árabe Brasileira e coordena o projeto Ciência na Saúde junto ao Grupo Mulheres do Brasil. Em 2012 foi eleita para o primeiro mandado como Reitora da Unifesp para mandato 2013-2017 e reeleita em 2016 para o mandato 2017-2021. É bolsista produtividade CNPq nivel 1. Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de morte celular, neurodegeneração e envelhecimento, e políticas públicas para a Educação e Ciência. Atualmente, é coordenadora adjunta do Centro de Saúde Global da Unifesp e coordenadora do Centro de Estudos Sociedade Universidade e Ciência (SoU_Ciência). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Carlos Joly, professor emérito da Unicamp, vence o Prêmio FCW de Ciência 2022 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Congresso Internacional de Mulheres em STEAM 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: