Busca avançada
Ano de início
Entree

Jorge Luís Porsani

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Geólogo pela UFBA (1987) com mestrado em Geofísica pela UFPA (1991), doutorado em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro (1999) e pós-doutorado em Geofísica pela Western Michigan University, Estados Unidos (2005). Professor do Depto. de Geofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP) desde 1998. Professor Associado de 2009 a 04/2015. Desde 05/2015 é Professor Titular da Universidade de São Paulo. Pesquisador do CNPq desde 2007, Pesquisador 1D de 2010-2018. Pesquisador 1C de 2018-2022 e atualmente é Pesquisador 1D. Foi chefe do Depto. de Geofísica do IAG/USP entre 05/2009 e 05/2013. Atualmente é o Presidente da Comissão de Pesquisa do IAG/USP e membro do Conselho de Pesquisa da USP. Implantou em 2002 o Sitio Controlado de Geofísica Rasa (SCGR-I) do IAG/USP com apoio da FAPESP e implantou em 2016 o SCGR-II com apoio da COMGÁS. Coordenou Projeto de P&D para o CNPq-PVE e vários Projetos de Pesquisas apoiados pela FAPESP. Atualmente coordena dois Projetos de Pesquisas apoiados pela FAPESP: um de exploração mineral em apoio à Mineração de Pequena Escala-MPE e outro em Arqueologia Subaquática usando o método GPR. Fez consultoria para a PETROBRAS, ANEEL, METRÔ-Consórcio Via Amarela, PETROGAL e COMGÁS. Atualmente desenvolve projeto de pesquisa de consultoria para a Mineração Corrêa. Orientou vários projetos de pesquisa em Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Ministrou vários cursos de GPR em Universidades e empresas, incluindo os princípios físicos e matemáticos do método GPR, bem como suas principais aplicações e limitações. Atuou em trabalho geofísico humanitário para otimizar as buscas na região afetada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, MG. Tem dezenas de artigos publicados em revistas arbitradas nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Aplicada a estudos geológicos, geotécnicos, ambientais, hidrogeológicos, exploração mineral, planejamento urbano e arqueologia. Atua nos temas: GPR-Ground Penetrating Radar, TDEM-Time Domain Electromagnetic, ER-Eletrorresistividade e MT-Magnetotelúrico. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: