Busca avançada
Ano de início
Entree

Wilk Oliveira dos Santos

CV Lattes ResearcherID ORCID  Google Scholar Citations



País de origem: Brasil

Wilk Oliveira foi criado na zona rural da cidade de São Bento do Una, interior do estado de Pernambuco. Filho de uma professora da educação primária, sempre esteve cercado por temas relacionados à Educação. Desde adolescente dedicado a trabalhar com Educação e fascinado por Computação, Wilk graduou-se em Licenciatura em Computação pela Universidade de Pernambuco, fez mestrado em Informática pela Universidade Federal de Alagoas (com período de intercâmbio na University of Saskatchewan, Canadá) e Doutorado em Ciência da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (com período de intercâmbio na Tampere University, Finlândia), sempre com ênfase em usar a Computação para resolver problemas da Educação. Ainda jovem, Wilk Oliveira ganhou destaque enquanto pesquisador, já tendo atuado em importantes grupos de pesquisa de diferentes países na área de Ciência e Tecnologia, colaborando em uma série de projetos de pesquisa e desenvolvimento, nos quais colaborou na criação de uma série de produtos com impacto na Educação, como softwares educacionais, processos pedagógicos e materiais didáticos inovadores, além de coautorar mais de uma centena de artigos científicos publicados em reconhecidas conferências e revistas nacionais e internacionais. Tais produções o fizeram ser reconhecido internacionalmente, recebendo diversos prêmios de mérito acadêmico, incluindo melhor artigo científico de importantes conferências nacionais e internacionais e seleção para programas de formação de líderes, sendo ainda o primeiro brasileiro a ganhar alguns desses prêmios. Ainda em sua dedicação à pesquisa, também já coorganizou diversos eventos científicos nacionais e internacionais na área de Ciência e Tecnologia, impactando milhares de estudantes, professores e pesquisadores de diferentes países. Wilk também tem se destacado enquanto empreendedor, onde ainda durante a graduação, foi um dos líderes da primeira Empresa Júnior de um curso de Licenciatura em Computação do Brasil (a TecJr.), além de ser um entusiasta e precursor da Virtualização de Jogos Educativos no Brasil, vindo a ser cofundador da primeira startup Brasileira do segmento (a Virtualize Games). Mais recente, criou a primeira edutech de gamificação baseada em evidências do Brasil (a Eagle-edu). Wilk Oliveira também dedica parte da sua carreira acadêmica ao ensino, onde tem lecionado desde adolescente, inicialmente em cursos profissionalizantes, passando pela educação básica, e finalmente como professor em Programas de Graduação e de Pós-Graduação de diferentes universidades privadas e públicas. Além disso, faz questão de manter cursos online a fim de propagar o conhecimento científico. Wilk direciona sua carreira sob um modelo de Educação Baseado em Evidências, e busca, por meio de suas iniciativas, melhorar a qualidade da Educação. Suas principais linhas de atuação são: Tecnologias Educacionais (com ênfase em Gamificação da Educação, Aprendizagem Baseada em Jogos e Experiência Ótima do Usuário) e Ensino de Computação. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
BV em números * Dados atualizados em 26/07/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na página utilizando este formulário.