Resumo
Após reforma substancial com recursos institucionais, o biotério da Faculdade de Odontologia de Bauru será climatizado para assegurar as condições ideais para a manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisa. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
CARLOS FERREIRA DOS SANTOS é Cirurgião-Dentista pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP, 1993), Mestre (1997) e Doutor (2002) em Ciências (Farmacologia) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, Livre-Docente (2006) e Professor Titular da FOB/USP (2011). Realizou estágio de doutorado-sanduíche (setembro/2000 a dezembro/2001) e pós-doutorado (setembro/2008 a fevereiro/2009) no Medical College of Wisconsin, Estados Unidos da América, tendo desenvolvido estudos moleculares relacionados à Farmacologia e Fisiologia Cardiovascular. Formou 9 mestres e 25 doutores (19 orientações e 6 co-orientações oficiais) e supervisionou 7 pós-doutorandos. Foi Editor Associado do periódico Journal of Applied Oral Science (fator de impacto 2,698 no JCR), tendo sido o Editor-Chefe de agosto de 2006 a novembro de 2014. É membro do Scientific Advisory Board do periódico JDR Clinical & Translational Research desde 2016. É membro efetivo da SBPC, da SBFTE e da IADR. Foi coordenador da área da Saúde da FAPESP (2008-2019). É bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq (01/03/2022 a 28/02/2026). Foi Vice-Diretor da FOB-USP no período de 10/03/2014 a 09/03/2018. Foi Diretor da FOB-USP e Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) de 10/03/2018 a 09/03/2022. Foi Superintendente "pro tempore" do HRAC-USP de 08/06/2019 a 31/05/2021. Foi Superintendente do HRAC-USP de 01/06/2021 a 24/01/2022. É Superintendente do HRAC desde 29/01/2022. É Vice-Diretor da FOB-USP desde 09/03/2022. De 10/04/2020 a 23/12/2021 foi responsável pela testagem molecular da COVID-19 por meio da técnica de RT-PCR em tempo real, após ter habilitado o Laboratório de Farmacologia da FOB-USP pelo Instituto Adolfo Lutz (foram analisadas 100.386 amostras coletadas nos serviços públicos de saúde de Bauru e região). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
8º Encontro dos Comitês de Ética em Pesquisa |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Após reforma substancial com recursos institucionais, o biotério da Faculdade de Odontologia de Bauru será climatizado para assegurar as condições ideais para a manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisa. (AU)
Equipamentos ligados na energia elétrica são necessários para a manutenção de animais no ambiente de um biotério, o que garante que os animais vivam em um ambiente com condições ideais. Com esta verba será adquirido um gerador de energia para que não haja prejuízo a essas condições em caso de quedas de energia elétrica. (AU)
A parcela da reserva técnica para custos de infraestrutura institucional para pesquisa, disponibilizada pela FAPESP para o exercício de 2019 será destinada a aquisição de 3 equipamentos importantes para satisfazer a demanda de pesquisas na Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (FOB-USP). Os equipamentos poderão ser utilizado por diversos pesquisadores em variadas l…
A parcela da reserva técnica para custos de infraestrutura institucional para pesquisa, disponibilizada pela FAPESP para o exercício de 2018 será destinada a aquisição de "Politriz Ecomet 250 Pro com Cabeçote Automet 250" da marca Buehler, a qual será alocada no Centro Integrado de Pesquisa II (CIP II) para satisfazer a demanda de pesquisas na Faculdade de Odontologia de Bauru - Universid…
A farmacogenética é uma área da farmacologia que se encontra em ascensão e que estuda a contribuição de fatores genéticos para as respostas individuais aos fármacos. Esse ramo da ciência implica a variabilidade na farmacodinâmica e farmacocinética por meio do estudo dos polimorfismos, por exemplo em genes que codificam receptores, e no metabolismo dos fármacos, onde esta área da farmacolo…
Considerando que os fibroblastos possuem a capacidade de reagir a estímulos bacterianos por meio da liberação de diversas citocinas, este estudou procurou investigar se os fibroblastos da mucosa palatina não marginal comportam-se de maneira distinta, quanto ao perfil de secreção de citocinas, quando enxertados na margem gengival. Biópsias da mucosa palatina não marginal foram coletadas no…
O objetivo de qualquer procedimento restaurador é restabelecer/manter a função, a estética, a fonética e a saúde dos tecidos periodontais. Em próteses fixas sobre dentes a cárie ainda é a principal causa de falhas biológicas, correspondendo aproximadamente a 32% dos casos, enquanto que a doença periodontal é responsável por apenas 4% destas falhas, juntamente com as endodônticas. O presen…
A doença periodontal (DP) compreende um grupo de lesões que afetam os tecidos periodontal de proteção (gengivite) e de suporte (periodontite) que pode levar à perda dentária. Interações entre patógenos microbianos e vários sistemas desempenham um papel crítico no desenvolvimento e progressão da DP via liberação de vários mediadores inflamatórios e imunológicos. Experimentos recentes de no…
O Protocolo de Avaliação em Motricidade Orofacial MBGR com Escores foi desenvolvido em língua portuguesa para o diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais de pacientes falantes do mesmo idioma. O Protocolo MBGR com Escores, utilizado na clínica de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, conta com uma tradução livre para o inglês previamente publicada. Considerando a …
O objetivo de qualquer procedimento restaurador é restabelecer/manter a função, a estética, a fonética e a saúde dos tecidos peridontais. Em próteses fixas sobre dentes a cárie ainda é a principal causa de falhas biológicas, correspondendo aproximadamente a 32% dos casos, enquanto que a doença periodontal é responsável por apenas 4% destas falhas, juntamente com as endodônticas. O presen…
No campo da odontologia, há uma intensa busca de melhor entendimento da relação entre a resposta inflamatória e o metabolismo ósseo, tendo como cenário doenças crônicas e infecciosas. O Sistema Renina-Angiotensina (SRA), além de regular diversas funções fisiológicas como as relacionadas à pressão sanguínea e ao sistema cardiovascular, tem sido relatado como um importante modulador de proc…
O Protocolo de Avaliação em Motricidade Orofacial MBGR com Escores foi desenvolvido em língua portuguesa para o diagnóstico dos distúrbios miofuncionais orofaciais de pacientes falantes do mesmo idioma. O Protocolo MBGR com Escores, utilizado na clínica de fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru, conta com uma tradução não sistematizada para a língua inglesa previamente public…
Os fármacos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs) são agentes vendidos sem receita médica frequentemente consumidos pela população para controlar a dor crônica e também a dor aguda após os processos inflamatórios. A extração de terceiros molares inferiores é recomendada para avaliação do efeito dos AINEs, pois produz dor, edema e trismo. O metabolismo dos AINEs depende principalmente …