Busca avançada
Ano de início
Entree

Márcia de Almeida Rizzutto

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física (IF)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Livre Docente da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo (1986), graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade de São Paulo (1997), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1994). Tem experiência na área de Física Aplicada , com ênfase em Física Nuclear Aplicada com Aceleradores e análise com feixes iônicos. Trabalha atualmente no tema Arqueometria no estudo e caracterização de objetos de arte e do patrimônio cultural utilizando técnicas não destrutivas de espectroscópicas e de Imageamento. Desenvolve projetos de pesquisa com os Museus da Universidade de São Paulo e Museus de São Paulo como Pinacoteca, FAAP, MASP, Casa Portinari, etc. Coordenador do Laboratório de Arqueometria e Ciências Aplicada ao Patrimônio Cultural do Instituto de Física da USP (LACAPC - IFUSP) Coordenador do Núcleo de Pesquisa de Física Aplicada ao Estudo do Patrimônio Artístico e Histórico (NAP-FAEAH). Professora do Programa de Pós-Graduação de Física (desde 2001) e do Interunidades em Museologia/PPGMus/USP (desde 2015). Membro Membro da Sociedade Brasileira de Física - SBF e da ANTECIPA ( Associação Nacional de Pesquisa em Tecnologia e Ciência do Patrimônio: Ciência, Tecnologia e Inovação para o estudo e preservação do Patrimônio Cultural). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Pinturas escondidas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 06/08/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Análises mostram como Portinari produzia suas obras


Publicado em 15 de abril de 2019 - Pesquisa Fapesp. Em parceria com restauradores e museólogos, a equipe da física nuclear Márcia Rizzutto, da USP, empregou diferentes técnicas de análise físico-química para estudar obras de Cândido Portinari. Os achados podem ser úteis para confirmar a autoria de uma pintura encontrada em sua antiga casa, o Museu Casa de Portinari.

Ciência e arte se aliam na restauração do quadro "Independência ou Morte"


Publicado em 14 de fevereiro de 2020 - Agência FAPESP. Com apoio da FAPESP, pesquisadores do Instituto de Física e do Instituto de Química da USP fornecem à equipe de restauradores informações precisas sobre os elementos químicos presentes nos pigmentos que dão cor à pintura, considerada um retrato oficial da nacionalidade brasileira.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: