Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcos José Salvador

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciências (Química, 2005), tendo sua formação (graduação e pos graduação) pela Universidade de São Paulo (USP) é professor atuando em RDIDP na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) junto ao Instituto de Biologia (IB)/Departamento de Biologia Vegetal (DBV), desde 2008 (MS-3, PE e PP), onde obteve o Titulo de Professor Livre-Docente e exerceu a função de Professor Associado (MS-5.1 e 5.2, de 2011 a 2017), sendo atualmente Professor Titular da UNICAMP (MS-6, concursado desde 2016). É Farmacêutico e também é Licenciado em Biologia. Participou da criação, implantação e foi coordenador do Programa de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), intitulado Biociências e Tecnologia de Produtos Bioativos (PPG BTPB/IB-UNICAMP, de 2010 a 2014 e de 2018 a 2020). Atuou como chefe de Departamento DBV-IB-UNICAMP (10/2014 a 10/2018) e em diferentes comissões e colegiados na Universidade. É credenciado e orienta alunos de mestrado e doutorado como professor permanente dos PPGs CF-UNICAMP, BCE e BV-IB-UNICAMP. Orientou até o momento 80 estudantes (11 DR, 20 MS, 40 IC e 9 TCC) e supervisionou 5 pos-docs. Desenvolve pesquisa em Metabolismo Vegetal e de simbiontes, Cultura de células e tecidos vegetais, Plantas tóxicas e medicinais. Estuda a química e a bioatividade de Produtos Naturais e de Simbiontes do Microbioma da endosfera, com ênfase em metabolômica para a busca de substâncias bioativas/biossintese de derivados de isopreno e fenilpropanóides/química medicinal de produtos naturais. É bolsista PQ-2 do CNPq, apresenta índice H=26 e possui 163 artigos completos publicados, a maioria tendo seus orientados como co-autor. Participou do desenvolvimento de produtos tecnológicos e de inovação, os quais resultaram em patente depositada e recebeu prêmios e homenagens. Coordena e participa de projetos de auxílio à pesquisa (FAPESP, CNPq-Universal, FAEPEX-Unicamp) em estudos com plantas de diferentes táxons vegetais (Amaranthaceae, Asteraceae, Myrtaceae, Annonaceae e Gesneriaceae) para a prospecção de substâncias bioativas. Possui experiência internacional em pesquisa e participação ativa em redes internacionais de colaboração em pesquisa. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores (estrangeiros e brasileiros) em co-autorias de trabalhos científicos e mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições internacionais (University of Florida, University of Salamanca, Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Paris 6) e nacionais (UFPR, UFAM, UFS, UFOP, UFJF, UFAL, UNESP, USP e na UNICAMP). Atua como assessor ad hoc para agências de fomento a pesquisa da Argentina (ANPCT-FONCYT) e nacionais (FAPESP, CNPq, CAPES, FAEPEX-Unicamp) e para várias revistas cientificas indexadas da sua área de atuação editadas no Brasil e no exterior. Tem atuação no ensino, pesquisa, administração, extensão e divulgação/propagação da ciência em interações com a sociedade. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/09/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: