Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Itália
É professor titular da Universidade de São Paulo, ministrando aulas no Programa em Ciência Ambiental (PROCAM-USP) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e na graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Possui graduação em Sociologia - Università degli Studi La Sapienza (1993), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V, Sorbonne (2012). É professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Tem experiência na área de Sociologia, Antropologia e Comunicação, nos últimos anos, suas pesquisas vêm aprofundando o estudo das redes complexas em três dimensões. A primeira, o estudo das alterações da condição habitativa, a partir da difusão de interações em redes informativas com o meio ambiente, cujo resultado está contido nas obras Paisagens pós- urbanas - o fim da experiência urbana e as formas comunicativas do habitar (2009), Pós humanismo (2010) e Redes Digitais e Sustentabilidade - as relações entre o homem o meio ambiente na época das redes (2012); a segunda dimensão, o estudo do significado das alterações da ação nas redes digitais, pesquisa internacional sobre o net-ativismo que recebeu o apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular), e gerou além de diversos artigos internacionais e a publicação dos livros Do público para as redes (2008) e Net-ativismo: as ecologias das interações nas redes digitais, da ação social ao ato conectivo (2017); a terceira dimensão, o estudo sobre o comum digital e a superação da ideia humano-técnica e industrial da comunicação. Seu mais recente livro A cidadania digital publicado no Brasil (Editora Paulus, 2020), em italiano (Editora Meltemi, 2019), com apoio da Fapesp (Auxílio à Pesquisa Regular) e em inglês (Mimesis International) consagra novas perspectivas da participação e da cidadania no contexto das plataformas digitais. É autor de vários ensaios e artigos publicados em diversas revistas europeias, como La critica Sociologica (Univ. La Sapienza, Roma), Ágalma (Univ. Tor Vegata, Roma) e Sociétés (Ceaq, Univ. Sobornne). No Brasil, coordena a coleção Atopos (Editora Annablume), coleção Era Digital (Editora Difusão) e Clássicos para Comunicação (Editora Paulus). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a): |
Manifestaciones neozapatistas |
Manifestações neozapatistas |
Mais itensMenos itens |
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Publicado em 25 de novembro de 2014 - Pesquisa FAPESP. Para além das reivindicações contra os gastos públicos na organização da Copa do Mundo e por melhorias no transporte, na saúde e educação, as manifestações de junho de 2013 no Brasil ressaltaram uma expressão simbólica das articulações do chamado “net-ativismo”, expressão-chave de um estudo financiado pela FAPESP. No vídeo produzido pela equipe de Pesquisa FAPESP, o sociólogo Massimo Di Felice, do Centro de Pesquisa Atopos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e coordenador do estudo, fala sobre a qualidade e o lugar das ações net-ativistas e como as redes digitais e os novos dispositivos móveis de conectividade estão mudando práticas de participação social no Brasil e no mundo.