Resumo
O projeto consiste em, através de pacotes computacionais, simular o sistema de suspensão de um veículo do tipo minibaja a fim de otimizar seu desempenho sem prejudicar a estrutura do carro e trazendo mais segurança ao piloto.
Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
possui graduação em Engenharia Mecânica Com Ênfase Em Aeronaves pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Mecânica (1993) e livre docência (2009) pela Universidade de São Paulo. Foi Diretor do Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (CETEPE) da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo de 2011 a 2014. Atualmente é Professor Associado MS-5.1 da Universidade de São Paulo em São Carlos. É coordenador/orientador das equipes extracurriculares estudantis EESCuderia Mileage para eficiência energética veicular e EESC-USP Fórmula SAE voltada para performance veicular. Tem experiência nas áreas de Design Automotivo e Engenharia Mecânica Automotiva, com ênfase em Dinâmica e Controle de Sistemas Mecânicos e Eletrônica Embarcada, atuando principalmente nos seguintes temas: a) dinâmica e controle eletrônico de motores de combustão interna (modelagem e simulação, hardware e software para injeção eletrônica, ECUs, sensores e atuadores); b) ensino e aprendizagem de Engenharia, com foco no team-based-learning (TBL) e no problem-based-learning (PBL); b) interação de agentes físicos sobre sistemas biológicos; c) biodesign; d) acupuntura sob a ótica da medicina tradicional chinesa (MTC). (Fonte: Currículo Lattes)
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O projeto consiste em, através de pacotes computacionais, simular o sistema de suspensão de um veículo do tipo minibaja a fim de otimizar seu desempenho sem prejudicar a estrutura do carro e trazendo mais segurança ao piloto.
Propõe-se o estudo e implementação de um sistema de controle para a regulagem da marcha lenta em um motor de combustão interna ciclo Otto. Este sistema de controle será projetado a partir da combinação das técnicas de controle H-infinito e Lógica Difusa. O controlador será implementado em um veículo FIAT Palio doado pela montadora à EESC. Para a implementação, será utilizada a plataforma …
O projeto visa desenvolver e avaliar um modelo de sistema Drive-by-Wire para o controle da borboleta da aceleração. Tal sistema permitirá testar novas técnicas de controle visando minimizar a emissão de gases poluentes e o consumo de combustível. (AU)
5 | Bolsas no país concluídas |
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