Busca avançada
Ano de início
Entree

Renato Luiz Sobral Anelli

CV Lattes Google Scholar Citations


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Renato Anelli é Arquiteto Urbanista (FAU PUCC, 1982), Mestre em História (IFCH UNICAMP, 1990) e Doutor em História da Arquitetura e do Urbanismo (FAU USP, 1995) e Livre-Docente em Projeto de Arquitetura e Urbanismo (EESC USP, 2001.). É Professor Doutor de Urbanismo no Programa de Pós-Graduação da FAU Mackenzie e bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq (1B promovido para 1A na renovação para 2023), com o projeto de pesquisa Redes de infraestrutura como estratégia urbanística - O papel das redes de infraestrutura na redução das vulnerabilidades das cidades brasileiras às mudanças climáticas. Foi professor de Projeto e História da Arquitetura da Universidade de São Paulo / Campus São Carlos entre 1986 e 2020, quando se aposentou por tempo de serviço. Foi professor visitante do Departamento de História da Arte e Arqueologia da Universidade Columbia de Nova Iorque em 2016. É bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento desde 1995, quando se tornou co-lider do Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil - Arqbras. Atuou em gestão pública na área de Infraestrutura Urbana como Secretário Municipal de Obras, Transportes e Serviços Públicos de São Carlos (2001 a 2004), com ênfase na relação entre preservação ambiental e planejamento urbano. A partir dessa experiência iniciou o projeto de pesquisa e extensão Redes de Infraestrutura como Estratégia Urbanística. As pesquisas em história da arquitetura moderna levou-o a atuar no Do.Co.Mo.Mo Brasil desde sua criação em 1992, promovendo estudos e ações de preservação do patrimônio histórico moderno. Desde 2006 participa pro-bono da gestão do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, na organização e preservação do acervo, arquitetura e jardim da Casa de Vidro. Foi proponente e coordenador do Plano de Gestão e Conservação patrocinado pela Getty Foundation (2015 a 2019) sendo responsável pela primeira fase do Plano de Restauro dele derivado. Foi conselheiro do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo entre 2019 e 2021. As principais publicações são Rino Levi: Arquitetura e Cidade (Romano Guerra, São Paulo, 2001, Prêmio Melhor Ensaio Teórico IAB SP 2002), Architettura Contemporanea: Brasile (24 Ore Motta Cultura, Milão, 2008, com a versão francesa publicada pela Actes Sud em 2009) e Casas de Vidro/Glass Houses (Romano Guerra, São Paulo, 2018). ORCID identificador 0000-0002-2036-5897 (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Resgate de conhecimento 
Recuperación de conocimientos 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/11/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: