Busca avançada
Ano de início
Entree

Ivano Gebhardt Rolf Gutz

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Química (IQ)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Química pela FFCL de Araraquara, atual Instituto de Química da UNESP, doutorou-se em 1978 pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP), instituição em que desenvolve carreira acadêmica desde então, tendo ascendido ao cargo de Professor Titular em 1992. Realizou pós-doutorado em Química Analítica Ambiental na Universidade de Dortmund, Alemanha, e estágios nos EUA (Caltech e NMSU) e no Reino Unido (Universidades de Bristol e Swansea). Desenvolveu e aplicou de forma pioneira no país um sistema para medições eletroquímicas rápidas com controle, aquisição e processamento digital de dados (tese de doutoramento, 1978), evoluindo para a automação do sistema com novas técnicas eletroquímicas, análise quimiométrica e gráficos tridimensionais (tese delivre-docência, 1985). Criou e aperfeiçoou, com seu grupo, métodos e técnicas eletroanalíticas, eletrodos, células eletroquímicas e espectroeletroquímicas, sistemas em fluxo, inclusive microfluídicos, circuitos e softwares para estudos de adsorção, difusão, equilíbrio de complexos binários e ternários e processos catalíticos, assim como sistemas analíticos dinâmicos abrangendo separação, concentração, derivatização e/ou tratamento fotocatalítico de amostras para análise de traços e aplicações ambientais, entre outras. Idealizou sistema em fluxo de processamento eletroquímico interfaceado à eletroforese capilar (EC-CE). É autor do programa CurTiPot, com mais de 150 mil cópias distribuídas em mais de cem países. Dá mais importância à geração de contribuições criativas e originais e à formação sólida de pós-graduandos que à multiplicação de publicações. Participou ou esteve à frente de mais de cem comissões institucionais, grupos de trabalho e de organização de eventos; compôs diretorias de sociedades científicas (Diretor Executivo da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, 1º tesoureiro de SBQ e, repetidamente, vice-Presidente da ABQ-SP); foi reconduzido várias vezes à Commission on Electroanalytical Chemistry da International Union of Pure and Applied Chemistry (IUPAC) e designado Fellow da IUPAC; atendeu a mais de cento e trinta convites para proferir palestras e conferências, incluindo algumas plenárias e key-notes no exterior; coordenou e representou a USP em fóruns de desenvolvimento sustentável já na década de 1990, e.g., proposta da USP para a Carta da Terra (Earth Charter, promulgada em 2001); participou do corpo editorial de dois periódicos nacionais e dois internacionais; foi chefe do Departamento de Química Fundamental do IQ-USP duas vezes e vice três vezes; coordenou a pós-graduação em Química Analítica no IQ-USP; foi membro do Conselho Universitário da USP; coordena a Olimpíada de Química do Estado de São Paulo desde 1997. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/05/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CAVICCHIOLI, Andrea. Desenvolvimento de metodologia analítica para metais pesados em águas, baseada em sistema integrado de fotomineralização, desoxigenação e determinação voltamétrica em fluxo.  [156] f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Química.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (98/05702-1

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: