Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação de adultos trabalhadores: metodologias de ensino aprendizagem itinerários formativos e capacitação de professores

Processo: 00/13988-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de março de 2002
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição parceira: Centro de Educação, Estudos e Pesquisas (CEEP)
Assunto(s):Ensino e aprendizagem  Capacitação profissional  Professores  Prática de ensino  Prática profissional  Ensino fundamental  Escolarização  Adultos  Políticas públicas  Participação da comunidade 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_100_89_89.pdf

Resumo

A Faculdade de Educação da USP vem assessorando o Projeto Suplência Profissionalizante - Educação dos Trabalhadores pelos Trabalhadores realizado pelo Centro de Educação, Estudos e Pesquisas/CEEP, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS, Sindicatos e entidades do movimento popular, com recursos do Plano Nacional de Formação Profissional/PLANFOR, Fundo de Amparo ao Trabalhador/FAT. O projeto tem como objetivo geral participar do esforço coletivo de construir uma política de formação profissional capaz de responder às múltiplas necessidades dos trabalhadores, tanto do ponto de vista do exercício profissional como de sua participação cidadã. Nessa perspectiva, o programa propõe construir uma prática formativa diferenciada, propiciando ao aluno trabalhador acesso à escolaridade em nível de conclusão de ensino fundamental (5a a 8a séries) de forma mais rápida (18 meses) e, ao mesmo tempo, situando-o frente às constantes mudanças socioeconômicas do mundo contemporâneo. Para tanto, busca alternativas educacionais tendo em vista a formação de professores para desenvolver metodologias que permitam articular os componentes curriculares entre si (interdisciplinaridade), inclusive com a área técnica (cursos profissionalizantes). No propósito de contribuir para a definição de práticas pedagógicas que possam servir como referência às políticas públicas de educação de adultos, propõe-se desenvolver uma pesquisa diagnóstica que viabilize a avaliação das atividades implementadas até agora. As informações levantadas permitirão aperfeiçoar o processo de capacitação docente; rever e definir metodologias de ensino compatíveis com a realidade dos alunos trabalhadores; capacitar professores para trabalhar com metodologias alternativas e interdisciplinares; produzir material didático direcionado aos professores e alunos trabalhadores; formular atividades complementares de orientação e registro das práticas pedagógicas. Além disso, propõe-se construir metodologias para a construção de itinerários de formação profissional correspondentes as diferentes ocupações demandadas no mercado de trabalho, assim como, metodologias que preparem os alunos para organizar atividades econômicas a partir de princípios associativistas (cooperativas, auto­gestão, microempreedimentos em rede etc.). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMEN SYLVIA VIDIGAL MORAES. O ENSINO MÉDIO E AS COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS: BRASIL, INGLATERRA E FINLÂNDIA. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p. 405-429, . (03/12616-4, 00/13988-4)