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Educação, trabalho e gênero: políticas de formação profissional e de educação de adultos trabalhadores, na França e no Brasil: uma perspectiva comparada

Processo: 03/12616-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 10 de março de 2004
Data de Término da vigência: 09 de agosto de 2004
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Pesquisador Anfitrião: Jean Marie Monnier
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne, França  
Assunto(s):Educação comparada   Educação de jovens e adultos   Relações de gênero   Relações de trabalho
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Comparada | Educacao De Adultos | Formacao Profissional | Modelo Da Competencia | Realcoes De Trabalho | Relacoes De Genero

Resumo

0 estágio de pós-doutorado, na França, tem por objetivo realizar estudo comparado - França e Brasil - sobre as atuais políticas públicas de formação inicial (ensino técnico) e continuada (profissional), destinadas a jovens e adultos trabalhadores, homens e mulheres, na atual conjuntura de mudanças econômicas, políticas e sociais. Interessa conhecer o debate social a respeito do tema, os processos de planejamento e desenvolvimento das políticas de formação, e, ao mesmo tempo, analisar algumas experiências de educação destinadas a adultos trabalhadores desenvolvidas pela universidade francesa com o concurso das centrais sindicais. Com essa perspectiva, optou-se por desenvolver o estágio no Institut des Sciences Sociales du Travail/ISST, Université de Paris I. Sorbonne. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMEN SYLVIA VIDIGAL MORAES. O ENSINO MÉDIO E AS COMPARAÇÕES INTERNACIONAIS: BRASIL, INGLATERRA E FINLÂNDIA. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p. 405-429, . (03/12616-4, 00/13988-4)