Busca avançada
Ano de início
Entree

Participação da angiotensina II e map quinases (mitogenic activated protein kinase) no desenvolvimento renal pós natal de ratas Wistar

Processo: 02/04457-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2006
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Terezila Machado Coimbra
Beneficiário:Ana Paula Coelho Balbi
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angiotensina Ii | Desenvolvimento Renal | Erk | Jnk | P38 | Ratas Wistar

Resumo

O desenvolvimento renal em ratos e camundongos começa por volta do décimo dia de vida intrauterina e, continua até a segunda semana pós-natal. A formação de matriz extracelular (MEC) representa um dos eventos-chave na diferenciação de glomérulos. As células renais sob a influência de citocinas podem proliferar e sofrer modificações nos seus fenótipos e funções, tornando-se potencialmente capazes de produzirem mais colágenos e outros componentes da MEC. Várias linhas de evidências-experimentais mostram que o sistema renina-angiotensina (SRA) participa do desenvolvimento renal. A utilização das antagonistas de receptores AT 1 de angiotensina II (AII), inibidores da enzima conversora de AII, bem como a elevada ingestão de sódio são capazes de causar modificações no desenvolvimento renal, quando administrados durante a gestação e/ou amamentação ou também após o nascimento. Estímulos extra e intracelulares controlam a proliferação celular. A ativação de fatores de transcrição por sinais extracelulares pode ocorrer no núcleo, membrana ou citoplasma. Muitos sinais são transmitidos da superfície celular para o núcleo através da cascata das MAP quinases. Pouco se sabe sobre as moléculas, sinalizadoras que desempenham essa função e ativam genes durante o desenvolvimento renal. Os objetivos desse trabalho são avaliar a expressão de MAP quinases no desenvolvimento e diferencia dos glomérulos de ratos neonatos e a participação da AII na ativação dessas vias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.P.C. BALBI; H.D.C. FRANCESCATO; E.C.S. MARIN; R.S. COSTA; T.M. COIMBRA. Roles of mitogen-activated protein kinases and angiotensin II in renal development. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 42, n. 1, p. 38-43, . (07/55816-4, 06/57015-6, 02/04457-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BALBI, Ana Paula Coelho. Participação da angiotensina II e MAP-quinases (Mitogenic-Activacted Protein Kinase) no desenvolvimento renal pós-natal de ratas Wistar. 2006. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (PCARP/BC) Ribeirão Preto.