Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da expressão de genes envolvidos na aprendizagem e memória em ratos submetidos ao tratamento com plantas que apresentam potencial terapêutico sobre o sistema nervoso central

Processo: 02/09457-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2003
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Suzete Maria Cerutti
Beneficiário:Suzete Maria Cerutti
Instituição Sede: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Diadema. Diadema , SP, Brasil
Assunto(s):Toxicidade  Medicamentos fitoterápicos  Ginkgo biloba  Erythrina falcata  Expressão de proteínas  Imuno-histoquímica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem E Memoria | Creb | Erythina Falcata | Gap43 | Gfap | Ginkgo Bilota

Resumo

Fatores econômicos e sociais, associados à falta de conhecimento sobre a toxicidade das plantas tem contribuído para o aumento do uso de fitoterápicos na medicina popular, apesar da escassez de trabalhos científicos nesta área. Os efeitos adversos de agentes fitoterápicos são menos frequentes quando comparados com drogas sintéticas, entretanto, tais efeitos existem. Com isso, pesquisas que avaliem cientificamente a eficácia, a segurança e a atividade terapêutica poderão contribuir de forma significativa com a comunidade no sentido de atenuar os problemas que cercam o uso indevido. No presente estudo, será investigado o efeito do uso agudo ou prolongado e de diferentes doses da planta Ginkgo biloba e da planta Erythrina falcata na aprendizagem e memória. No subprojeto I os animais receberão uma única dose ou doses diárias durante 8 ou 30 dias e serão submetidos ao teste de resposta emocional condicionada (REC) e de labirinto em cruz elevado (LCE). Na fase seguinte (subprojeto II) dados obtidos com técnicas moleculares e imuno-histoquímicos fundamentarão a discussão dos achados comportamentais e será analisada a expressão de genes da proteína CREB e da proteína GAP43, diferencialmente expressos na aprendizagem e memória e após o uso de fitoterápicos, para tal se utilizará a técnica de RT-PCR. Ainda, analisaremos a imunorreatividade da proteína ácida fibrilar glial (GFAP). Em conjunto, os dados obtidos nos permitirão avaliar a eficácia das plantas utilizadas e poderão nos dar fortes evidências da atividade dos fitoterápicos em estruturas neurais correlatas com aprendizagem e memória, além de desvendar alguns dos mecanismos celulares e, com isso, teremos condição suficiente para recomendação de seu emprego medicinal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA, DANIELA R.; SANADA, PRISCILA F.; SARAGOSSA, FILHO A. C.; INNOCENTI, L. R.; OLER, GISELE; CERUTTI, JANETE M.; CERUTTI, SUZETE M.. Neuromodulatory property of standardized extract Ginkgo biloba L. (EGb 761) on memory: Behavioral and molecular evidence. Brain Research, v. 1269, p. 68-89, . (05/60330-8, 02/09457-9)