Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção escrita, em português como segunda língua, de alguns alunos Tapirapé de faixa etária heterogênea, em classe seriadas de 1º grau desvendando as entrelinhas

Processo: 02/12646-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Marilda Do Couto Cavalcanti
Beneficiário:Maria Gorete Neto
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cosmologia (filosofia)   Educação indígena   Identidade cultural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cosmologia | Educacao Escolar Indigena | Ensino De Segunda Lingua | Identidade | Letramento | Mitologia

Resumo

O objetivo de nossa pesquisa é compreender a produção escrita, em português como segunda língua, por alunos Tapirapé de faixa etária heterogênea, em classes seriadas de 1o grau. O texto escrito traz em si grande carga de significados e características que nos permitem vislumbrar o contexto em que o mesmo foi produzido (Kleiman, 1995; Mendes, 2001) bem como a identidade de quem o escreveu (Maher, 1996). A expectativa é, além destes elementos, encontrar nos textos dos alunos marcas da cosmologia Tapirapé. Para isto, os registros coletados serão analisados dentro de um arcabouço teórico que combina etnografia escolar (Erickson, 1984, 1986), perspectivas da antropologia (de Certeau, 1993; Lopesda Silva, 1994, 1995; Thomaz, 1995) e teorias de letramento (Street, 1984, 1985; Kleiman, 1995). Este estudo é relevante, pois ampliaremos os conhecimentos sobre o povo Tapirapé. Além disso, o trabalho poderá configurar-se em um subsídio para a discussão do ensino de português como segunda língua. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GORETE NETO, Maria. Construindo interpretações para entrelinhas: cosmologia e identidade etnica nos textos escritos em portugues, como segunda lingua, por alunos indigenas Tapirape. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Campinas, SP.