Busca avançada
Ano de início
Entree

Purificacao de enzimas com atividade de atpase, adpase e 5'-nucleotidase do veneno da serpente bothrops jararaca e caracterizacao de suas atividades sobre a agregacao plaquetaria.

Processo: 04/02223-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Toxicologia
Pesquisador responsável:Marcelo Larami Santoro
Beneficiário:Marcelo Larami Santoro
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Plaquetas sanguíneas  Venenos de serpentes  Nucleotídeos  Agregação plaquetária  Jararaca 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agregacao Plaquetaria | Jararaca | Nucleases | Nucleotideos | Plaquetas | Venenos De Serpentes

Resumo

Os nucleotídeos e nucleosídeos, especialmente os derivados da adenosina, interferem intensamente na função plaquetária de modo a fomentar ou diminuir a ativação plaquetária sob condições fisiológicas e patológicas. Há muito se conhece que os venenos ofídicos apresentam enzimas que hidrolisam ácidos nucléicos e nucleotídeos, cujos produtos poderiam potencialmente interferir na agregação plaquetária. Em estudos anteriores nossos, observamos que seres humanos e animais envenenados pela serpente Bothrops jararaca apresentavam disfunção plaquetária. Com o escopo de estudar a participação de nucleases presentes nos venenos ofídicos na etiopatogenia da disfunção plaquetária observada em envenenamentos causados por serpentes, este projeto está sendo proposto. Em uma etapa inicial, far-se-á a purificação de enzimas do veneno de B. jararaca com capacidade hidrolítica sobre o ADP, ATP e AMP e a caracterização de suas propriedades bioquímicas e enzimáticas. Em uma segunda etapa, caracterizar-se-á a atividade destas enzimas sobre a ativação plaquetária, em ensaios de agregação de plaquetas de coelhos, correlacionando-se a atividade destas enzimas com a geração/hidrólise de nucleotídeos, como também a relevância dos receptores purinérgicos presentes na superfície plaquetária para tal atividade. Dessarte, almeja-se contribuir para novas estratégias terapêuticas e farmacológicas, que visem a dirimir a disfunção plaquetária presente em envenenamentos por serpentes do gênero Bothrops. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTORO, MARCELO L.; VAQUERO, TAIS S.; PAES LEME, ADRIANA F.; SERRANO, SOLANGE M. T.. NPP-BJ, a nucleotide pyrophosphatase/phosphodiesterase from Bothrops jararaca snake venom, inhibits platelet aggregation. Toxicon, v. 54, n. 4, p. 499-512, . (06/50059-8, 04/02223-8)