Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da microdureza do esmalte dental bovino ao redor de restauracoes com sistemas adesivos/composito e submetidos a desafios cariogenicos in vitro e in situ.

Processo: 04/05317-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Marcelo Giannini
Beneficiário:Cristiane Franco Pinto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cárie dentária   Adesivos dentinários   Microdureza   Esmalte dentário
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carie Dental | Esmalte Dental | Microdureza | Sistemas Adesivos

Resumo

O objetivo desse trabalho será avaliar a microdureza do esmalte dental bovino submetido a desafios cariogênicos in vitro e in situ. Preparos cavitários e restaurações com sistemas adesivos/com pósito serão preparados utilizando dentes bovinos e as amostras submetidas a duas condições de estudo: 1. Estudo in vitro: Sessenta blocos dentais com preparos cavitários serão divididos em quatro grupos (n=15), os quais serão restaurados com os seguintes sistemas adesivos: Single Bond; One-Up Bond F, Clearfil SE Bond e Clearfil ABF, e a resina restauradora Clearfil APX. Todos os grupos serão submetidos a ciclagens de desmineralização-remineralização por 8 dias a 37ºC. Cada ciclo será composto por 7 horas em imersão em solução desmineralizante e 17 horas em solução remineralizante. Após a ciclagem será realizada a análise de microdureza para avaliações da extensão da lesão de cárie. 2. Estudo in situ: Quatorze voluntários utilizarão dispositivos palatinos contendo quatro blocos de esmalte, restaurados utilizando o sistema adesivo Clearfil SE Bond ou Clearfil ABF, ambos com a resina Clearfil APX, durante 14 dias em 2 fases distintas. Os voluntários utilizarão solução de sacarose a 20% oito vezes ao dia e dentifrício fluoretado três vezes ao dia. Ao final de cada fase será analisada a extensão da lesão de cárie através de microdureza. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, C. F.; PAES-LEME, A. F.; AMBROSANO, G. M. B.; GIANNINI, M.. In Vitro Secondary Caries Inhibition by Adhesive Systems in Enamel Around Composite Restorations. Operative Dentistry, v. 35, n. 3, p. 345-352, . (04/05317-3, 99/10339-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PINTO, Cristiane Franco. Analise do esmalte dental bovino ao redor de restaurações com sistemas adesivos/composito submetido a desafios cariogenicos in vitro e in situ. 2006. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Odontologia de Piracicaba Piracicaba, SP.