Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo em larga escala do perfil de expressao genica da cana-de-acucar em resposta a diferentes estresses usando macroarranjos de dna.

Processo: 04/09713-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Vegetal
Pesquisador responsável:Márcio de Castro Silva Filho
Beneficiário:Ane Hackbart de Medeiros
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Transdução de sinais   Mahanarva fimbriolata   Diatraea saccharalis
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cana-De-Acucar | Diatraea Saccharalis | Mahanarva Fimbriolata | Nacroarranjos De Dna | Respostas Induzidas | Vias De Sinalizacao

Resumo

A resposta das plantas ao ataque por herbívoros é complexa. Recentemente, as interações planta-inseto vem sendo decifradas ao nível molecular e hoje se tem conhecimento dos vários componentes da cascata de sinalização que começa com o dano provocado pelo inseto. Pesquisas que objetivam a caracterização dos eventos de sinalização que mediam as respostas induzidas, bem como a identificação dos genes que fazem parte das cadeias de reações, podem resultar na proposta de novas metodologias para aumentar a resistência de plantas a insetos. O presente estudo visa analisar o perfil de expressão gênica da cana-de-açúcar em resposta ao ataque por duas das principais pragas da cana, a broca do colmo, Diatraea saccharalis (Fabricius), e a cigarrinha das raízes, Mahanarva fimbriolata (Stal), e ao dano mecânico. Serão utilizados ensaios biológicos submetendo uma variedade comercial de cana aos tratamentos mencionados acima. O material vegetal será coletado em intervalos de tempo determinados e o mRNA extraído será hibridizado em macroarranjos construídos com ESTs gerados pelo Sugarcane EST Project - SUCEST. Genes selecionados serão utilizados em northern blot para confirmar sua expressão. Torna-se necessário usar a informação gerada pelos trabalhos que se seguiram ao projeto transcriptoma da cana no sentido de caracterizar a complexidade da indução de diferentes rotas metabólicas e da discriminação de estratégias de defesa em resposta a diferentes tipos de estresse. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS, ANE H.; MINGOSSI, FABIANA B.; DIAS, RENATA O.; FRANCO, FLAVIA P.; VICENTINI, RENATO; MELLO, MARCIA O.; MOURA, DANIEL S.; SILVA-FILHO, MARCIO C.. Sugarcane Serine Peptidase Inhibitors, Serine Peptidases, and Clp Protease System Subunits Associated with Sugarcane Borer (Diatraea saccharalis) Herbivory and Wounding. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 17, n. 9, . (98/15534-9, 09/15920-2, 13/12577-0, 14/50275-9, 04/09713-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MEDEIROS, Ane Hackbart de. Identificação e caracterização de genes induzidos por Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) em cana-de-açúcar. 2008. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.