Busca avançada
Ano de início
Entree

Ensino fundamental, aprendizagem e desenvolvimento: um aporte da psicologia à construção da cidadania na escola

Processo: 04/14157-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Kester Carrara
Beneficiário:Kester Carrara
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania  Educação  Ensino e aprendizagem  Ensino fundamental  Desenvolvimento moral  Comportamento social 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Comportamento Pro-Esteticos | Comportamentos Pro-Sociais | Desenvolvimento Etico-Moral | Educacao E Cidadania | Psicologia E Cidadania

Resumo

Políticas públicas comprometidas prioritariamente com a ampliação, fortalecimento e adequação dos conteúdos curriculares predominado nas últimas décadas, em contrapartida a iniciativas para qualificação da clientela escolar com vistas ao emprego ético de tais conhecimentos no contexto das interações sociais. Mais recentemente, no âmbito do processo de consolidação democrática do país, a ênfase nos conteúdos passou a ceder espaço para a ênfase na formação ético moral destinada a consolidar a formação de cidadãos melhor qualificados para a participação social. Nessa perspectiva, o presente projeto implica um conjunto de procedimentos e medidas com o objetivo central de identificar, caracterizar e desenvolver, em alunos do ensino fundamental, repertório de comportamentos pró-éticos e pró-sociais que funcionem necessário à atuação cidadã desses participantes. Filmagens, questionários e inventários registrarão o comportamento dos professores, que participarão de procedimento sistemático de habilitação para tal tarefa com alunos de primeira série. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALESSANDRA TURINI BOLSONI SILVA; ANA CLÁUDIA MOREIRA ALMEIDA VERDU; KESTER CARRARA; LIGIA EBNER MELCHIORI; LÚCIA PEREIRA LEITE; SANDRA LEAL CALAIS. Ampliando comportamentos pró-éticos dos alunos: relato de pesquisa e intervenção com educadores do ensino fundamental. Temas em Psicologia, v. 21, n. 2, p. 348-359, . (04/14157-0)