Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia molecular no diagnóstico e prognóstico dos carcinomas gástricos usando tissue microarray

Processo: 04/15650-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fernando Augusto Soares
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias do sistema digestório  Adenocarcinoma 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adenocarcinoma Gpastrico | Classificacao Molecular | Fatores Preditivos | Fatores Prognosticos | Imunoistoquimica | Tissue Microarray

Resumo

O adenocarcinoma gástrico é um dos tumores mais freqüentes em nosso meio com alta taxa de morbidade e mortalidade. Apresenta dois tipos histológicos principais, os adenocarcinomas tubulares e difusos. Estes dois tipos têm propostas etiopatogenéticas diferentes. Recentemente demonstramos a expressão gênica dos tipos histológicos e durante o processo de progressão carcinogenética através da técnica de cDNA microarray. O presente projeto visa testar a expressão de 31 proteínas diferentes pela técnica de imunoistoquímica, utilizando cortes obtidos a partir de tissue microarray de mais de 500 casos de adenocarcinoma gástrico. A expressão destas proteínas deverá ser testada objetivamente em relação ao número de células e intensidade e se estabelecer a clusterização dos resultados, de modo que determinemos aquelas mais importantes na discriminação do comportamento biológico do câncer gástrico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTOR PIANA DE ANDRADE; ISABELA WERNECK DA CUNHA; EDAISE MARIA DA SILVA; FERNANDA AYALA; YUKIE SATO; SEVERINO DA SILVA FERREIRA; CARLOS FERREIRA NASCIMENTO; FERNANDO AUGUSTO SOARES. O arranjo em matriz de amostras teciduais (tissue microarray): larga escala e baixo custo ao alcance do patologista. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 43, n. 1, p. 55-60, . (04/15650-1, 98/14335-2, 04/12360-2)