Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso da hibridizacao "in situ" fluorescente (fish) para investigacao de perdas nos cromossomos 1p e 19q em glioblastomas e amplificacao de c-erbb-2 em carcinoma epidermoide de esofago.

Processo: 04/12360-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Fernando Augusto Soares
Beneficiário:Fernando Augusto Soares
Instituição Sede: Hospital A C Camargo. Fundação Antonio Prudente (FAP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glioblastoma  Anormalidades cromossômicas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anormalidades Cromossomicas | C-Erbb-2 | Cromossomos 1P E 19Q | Glioblastoma | Oligodendrogliomas

Resumo

Diversas alterações genéticas têm sido correlacionadas a resposta terapêutica e prognóstico em vários tipos de câncer. Perdas nos cromossomos 1p e 19q têm sido relacionadas com maior sobrevida e melhor resposta à quimioterapia em tumores oligodendrogliais. Em glioblastomas com componente oligodendroglial, os estudos moleculares têm mostrado que estes tumores têm freqüências variadas de perda de heterozigozidade em 1p e 19q, no entanto, as informações ainda são controversas e não foi possível estabelecer uma associação definitiva entre tempo de sobrevida e o perfil molecular. Outra alteração genética em destaque é a amplificação do gene c-erbB-2, a qual tem sido associada a terapêutica específica e comportamento biológico destas neoplasias. Alguns trabalhos têm relatado a super-expressão da proteína c-erbB-2 em carcinoma epidermóide de esôfago contudo sem discriminar o padrão de expressão ou correlacioná-la à amplificação gênica ou mesmo à sobrevida global dos pacientes. O principal objetivo deste trabalho é investigar a presença de perdas nos cromossomos 1 p e 19q em glioblastomas com e sem componente oligodendroglial e amplificação do gene c-erbB-2 em carcinoma epidermóide de esôfago. Serão empregadas as técnicas de hibridização "in situ" fluorescente (FISH) com sondas específicas para os cromossomos 1p/19q e c-erbB-2, hibridização "in situ" cromógena (CISH) com sondas para c-erbB-2, além de análise de microssatélites por PCR em Tempo Real para pesquisa LOH em 1p e 19q. A análise dos resultados permitirá não só avaliar a presença das alterações genéticas nestas neoplasias como também correlacioná-las com dados clínicos e morfológicos, além de uma análise comparativa das técnicas empregadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO‚ L.W.; MAHLER ARAÚJO‚ M.B.; VETTORE‚ A.L.; WERNERSBACH‚ L.; LEITE‚ A.C.C.; CHIMELLI‚ L.M.C.; SOARES‚ F.A.. Glioblastomas: correlation between oligodendroglial components‚ genetic abnormalities‚ and prognosis. Virchows Archiv, v. 452, n. 5, p. 481-490, . (04/12360-2)
YUKIE SATO; CARLOS FERREIRA NASCIMENTO; SEVERINO DA SILVA FERREIRA; JOSÉ HUMBERTO T. G. FREGNANI; FERNANDO AUGUSTO SOARES. Análise da expressão imuno-histoquímica de c-erbB-2 e EGFR em carcinoma epidermóide de esôfago. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 43, n. 4, p. 275-283, . (98/14335-2, 04/12360-2)
VICTOR PIANA DE ANDRADE; ISABELA WERNECK DA CUNHA; EDAISE MARIA DA SILVA; FERNANDA AYALA; YUKIE SATO; SEVERINO DA SILVA FERREIRA; CARLOS FERREIRA NASCIMENTO; FERNANDO AUGUSTO SOARES. O arranjo em matriz de amostras teciduais (tissue microarray): larga escala e baixo custo ao alcance do patologista. Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, v. 43, n. 1, p. 55-60, . (04/15650-1, 98/14335-2, 04/12360-2)