Busca avançada
Ano de início
Entree

A glandula pineal e regulacao genica do tecido adiposo.

Processo: 05/50046-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2005
Data de Término da vigência: 23 de fevereiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:José Cipolla Neto
Beneficiário:Cristina das Neves Borges Silva
Instituição Sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/06767-2 - O papel da melatonina no controle do metabolismo energético: interações hormonais, ações centrais e periféricas (pineal, obesidade, diabetes e envelhecimento), AP.TEM
Assunto(s):Glândula pineal   Metabolismo   Tecido adiposo   Expressão gênica   Melatonina   Pinealectomia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Expressao Genica | Glandula Pineal | Melatonina | Metabolismo | Pinealectomia | Tecido Adiposo

Resumo

A glândula pineal tem sido mais recentemente implicada com a função do tecido adiposo, na medida em que foi demonstrado que a pinealectomia leva ao desenvolvimento de resistência insulina, com redução do conteúdo e da expressão gênica de GLUT 4 em diversos tecidos incluindo músculos e tecido adiposo. Além disso, a pinealectomia reduziu a adaptabilidade do tecido adiposo a diferentes demandas energéticas e tornou inadequada a oferta desses suprimentos energéticos ao horário do dia. Esses dados indicam que a glândula pineal participa do desenvolvimento e da modulação da atividade biológica do tecido adiposo, porém, pouco ainda se conhece a respeito desse papel da glândula sobre a expressão gênica de uma forma geral, em diferentes territórios adiposos, e em diferentes fases do desenvolvimento pós-natal em ratos. Desta forma, objetivamos avaliar o processamento da expressão de genes (C/EBPalfa, PPARgama, ADD1/SREBP1,G6PDH, FAZ, HSL, PEPCK, leptina e adiponectina) do tecido adiposo em diferentes períodos da vida (ao longo da puberdade e juventude) de ratos machos intactos ou pinealectomizados, tratados ou não com melatonina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BORGES-SILVA, CRISTINA DAS NEVES; TAKADA, JULIE; ALONSO-VALE, MARIA ISABEL CARDOSO; PERES, SIDNEY B.; FONSECA-ALANIZ, MIRIAM H.; ANDREOTTI, SANDRA; CIPOLLA-NETO, JOSE; PITHON-CURI, TANIA C.; LIMA, FABIO BESSA. Pinealectomy reduces hepatic and muscular glycogen content and attenuates aerobic power adaptability in trained rats. Journal of Pineal Research, v. 43, n. 1, p. 96-103, . (05/50046-0, 04/06767-2, 00/14177-0)