Busca avançada
Ano de início
Entree

Especiacao de organometalicos em sedimento empregando etaas e spme.

Processo: 05/52975-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Aline Soriano Lopes
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Chumbo   Sedimentos   Microextração em fase sólida   Estanho   Compostos organometálicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Chumbo | Estanho | Etaas | Organometalicos | Sedimento | Spme

Resumo

Compostos organometálicos têm um comportamento toxicológico diferente quando comparado com aquele dos compostos inorgânicos de seus respectivos elementos. Em alguns casos as espécies organometálicas são mais perigosas. Elementos e espécies tóxicas encontradas na natureza vem aumentando a preocupação com o meio ambiente. É, entretanto, essencial estudar a sua presença em baixas concentrações. A investigação de espécies organometálicas requer técnicas de preparo de amostras bem desenvolvidas e sistemas de detecção muito sensíveis. Este projeto visa especiar compostos organometálicos presente em sedimento, mais precisamente espécies organometálicas de estanho e chumbo que podem ocorrer no meio ambiente por meio da poluição antrópica. Para tal ser utilizada a extração empregando a micro-extração na fase sólida (SPME) por meio da análise dinâmica de headspace e a espectrometria de absorção atômica com atomização eletrotérmica (ETAAS) para a volatização das espécies. A fibra de SPME será acoplada no próprio sistema de extração do ETAAS e os compostos organometálicos adsorvidos na fibra serão posteriormente determinados por cromatografia gasosa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, ALINE SORIANO; ZEZZI ARRUDA, MARCO AURELIO. Determination of tin and lead in sediment slurries by graphite furnace atomic absorption spectrometry. Microchimica Acta, v. 164, n. 3-4, p. 445-451, . (05/52975-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Aline Soriano. Extração de especies organoestancias em sedimento por microextração em fase solida acoplada ao forno de grafite e determinação de estanho total por amostragem em suspensão. 2009. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Química Campinas, SP.