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Otimização da configuração e operação de sistemas médico emergenciais em rodovias

Processo: 05/53126-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2006
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Reinaldo Morabito Neto
Beneficiário:Ana Paula Iannoni
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Despacho De Ambulancias | Modelo Hipercubo | Rodovias | Sistemas Emergenciais

Resumo

Este projeto de pesquisa visa desenvolver métodos efetivos para analisar a configuração e operação de sistemas de atendimento emergenciais (SAEs) em rodovias. Devido aos fatores probabilísticos da operação dos SAEs em rodovias, pretendemos realizar adaptações do modelo Hipercubo de filas espacialmente distribuídas para analise destes sistemas considerando suas particularidades. Como o modelo Hipercubo é um modelo descritivo, propomos combinar as variações deste modelo com métodos de otimização, tais como métodos baseados em meta-heurísticas, de forma a obter um método prescritivo capaz de otimizar a configuração do sistema analisado prescrevendo uma configuração ótima (ou perto da ótima) do SAE analisado. Tal abordagem pode ser útil para apoiar decisões de planejamento e operação dos SAEs em rodovias, por exemplo, a localização das bases das ambulâncias ao longo da rodovia e o dimensionamento das regiões de cobertura de cada base. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANA PAULA IANNONI; REINALDO MORABITO. Otimização da localização das bases de ambulâncias e do dimensionamento das suas regiões de cobertura em rodovias. Production, v. 18, n. 1, p. 47-63, . (05/53126-5)