Busca avançada
Ano de início
Entree

Relações filogenéticas em engrauloidea a partir da análise de dados morfológicos e moleculares (Teleostei: Clupeomorpha). a)

Processo: 05/54162-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2007
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Mario Cesar Cardoso de Pinna
Beneficiário:Fabio Di Dario
Instituição Sede: Museu de Zoologia (MZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/09781-6 - Morfologia das vértebras anteriores em Pristigasteroidea e suas implicações sobre as relações filogenéticas entre a Clupeomorpha e Ostariophysi (Osteichthyes, Teleostei), AP.TEM
Assunto(s):Clupeomopha   Homologia   Sistemática   Evolução animal
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clupeomopha | Engrauloidea | Evolucao | Homologia | Otocephala | Sistematica

Resumo

Engrauloidea, uma superfamília de Clupeomorpha com aproximadamente 17 gêneros e 140 espécies, inclui os peixes popularmente conhecidos como manjubas. Espécies de Engrauloidea existem em todos os oceanos e são uma parcela importante do mercado pesqueiro mundial. O conhecimento sobre a evolução e biodiversidade de Engrauloidea é deficiente mesmo nos níveis mais básicos. O parco conhecimento atual é reflexo da quase completa inexistência de dados comparativos para Engrauloidea. Estudos preliminares realizados pelo proponente têm demonstrado a existência de imensa variação anatômica não documentada na superfamília. Esta variação indica haver um vasto campo não explorado na elucidação da filogenia e evolução de Engrauloidea, com inúmeras ramificações biologicamente interessantes. O presente projeto pretende reunir um amplo conjunto de dados a fim de estabelecer as relações filogenéticas das espécies de Engrauloidea. A metodologia empregada para a inferência filogenética será a cladística. Os dados serão derivados do estudo da morfologia e de seqüências nucleotídicas. O candidato e o supervisor do projeto possuem ampla experiência com a sistemática de Clupeomorpha. A instituição-sede (MZUSP) inclui a mais completa coleção de exemplares diafanizados de Engrauloidea do mundo, além de possuir laboratórios bem equipados de anatomia de peixes, radiografia digital e sistemática molecular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DI DARIO, FABIO. Chirocentrids as engrauloids: evidence from suspensorium, branchial arches, and infraorbital bones (Clupeomorpha, Teleostei). ZOOLOGICAL JOURNAL OF THE LINNEAN SOCIETY, v. 156, n. 2, p. 363-383, . (05/54162-5, 99/09781-6)