Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise da combustão da celuginina proveniente da hidrólise ácida do resíduo florestal de eucalipto para a produção de energia em fornos de pequeno porte

Processo: 05/54817-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:João Andrade de Carvalho Junior
Beneficiário:Eliana Vieira Canettieri
Instituição Sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biomassa Vegetal | Celulignina | Combustao | Eucalytus Grandis | Hidrolise Acida

Resumo

O presente projeto propõe o aproveitamento da fração celulignina proveniente da hidrólise ácida de resíduo florestal de eucalipto para uso direto no processo de combustão para a produção de energia em forma de calor. Essa fração sólida (celulose + lignina = celulignina) é obtida da hidrólise ácida do resíduo florestal de Eucalyptus grandis, a qual foi parte do trabalho de doutorado "Obtenção dos parâmetros e estudo cinético da hidrólise ácida dos resíduos florestais de eucalipto", Processo 00/09099-0, defendido e aprovado em 30/11/2004. Esse trabalho rendeu experiência com o resíduo de eucalipto, com as metodologias para caracterização química dessa biomassa e com o estudo cinético de reações homogêneas de primeira ordem a volume constante. Para o pós-doutorado propõe-se o aproveitamento da fração celulignina para a combustão direta para a produção de energia em forma de calor. Os objetivos são estudar as características de combustão da celulignina, fazer uma análise cinética da reação de combustão, e com isso avaliar a V viabilidade dessa conversão química como potencial energético. Este trabalho busca uma nova vertente para o aproveitamento total dos resíduos de eucaliptos (Eucalyptus grandis), uma vez que esta biomassa tende a aumentar mediante a criação do Programa Nacional de Florestas (PNF), decreto n°3420, de 20 de abril de 2000. Dentre suas metas está o incremento da área de reflorestamento de 170.000 hectares para 630.000 hectares anuais a partir de 2004. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANETTIERI‚ E.V.; ROCHA‚ G.J.M.; CARVALHO JR‚ J.A.; SILVA‚ J.B.A.. Evaluation of the kinetics of xylose formation from dilute sulfuric acid hydrolysis of forest residues of Eucalyptus grandis. Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 46, n. 7, p. 1938-1944, . (05/54817-1)