Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do estado trófico do rio Pariquera-Açu, Vale do Ribeira de Iguape, SP, em diferentes períodos hidrológicos

Processo: 06/53550-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2008
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Recursos Hídricos
Pesquisador responsável:Maria do Carmo Calijuri
Beneficiário:Davi Gasparini Fernandes Cunha
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/13449-1 - Estudo dos sistemas naturais e artificiais redutores de cargas poluidoras para a sustentabilidade dos recursos hídricos do Baixo Ribeira de Iguape - SP, AP.TEM
Assunto(s):Clorofila   Rios   Sedimentos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clorofila | Indece De Estado Trofico | Nutrientes | Rio Pariquera-Acu | Sedimento

Resumo

Os vastos recursos hídricos do Brasil têm grande significado ecológico, econômico e social. O gerenciamento, conservação e recuperação destes sistemas são, portanto, de importância fundamental, com reflexos na economia, na sociedade e no uso dos sistemas aquáticos. Tendo-se em mente uma caracterização abrangente do ecossistema aquático, a avaliação do estado trófico de rios tem se mostrado uma ferramenta interessante. Assim, o principal objetivo desta pesquisa será avaliar o estado trófico do rio Pariquera-Açu, localizado no Vale do rio Ribeira de Iguape, SP. Essa avaliação será feita em diferentes períodos hidrológicos, uma vez que serão efetuadas cinco coletas ao longo do ano. Serão utilizados indicadores de estado trófico de sistemas lóticos e variáveis de água (temperatura, pH, oxigênio dissolvido, potencial redox, condutividade, concentração de fósforo e nitrogênio totais e teor de clorofila) e de sedimento (matéria orgânica, nitrogênio e fósforo totais, granulometria, além de alguns metais pesados e elementos-traço). Como o rio Pariquera-Açu se trata, aparentemente, de um ecossistema ainda preservado, espera-se avaliar o estado de trofia do sistema, em comparação com os de outros ecossistemas impactados e poluídos, estudados por outros pesquisadores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CALIJURI‚ MC; CUNHA‚ DGF; QUEIROZ‚ LA; MOCCELLIN‚ J.; MIWA‚ ACP. Nutrients and chlorophyll-a concentrations in tropical rivers of Ribeira do Iguape Basin‚ SP‚ Brazil. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 20, n. 2, p. 131-138, . (02/13449-1, 06/53550-4)
CUNHA‚ D.G.F.; BOTTINO‚ F.; DO CARMO CALIJURI‚ M.. Land use influence on eutrophication-related water variables: case study of tropical rivers with different degrees of anthropogenic interference. Acta Limnologica Brasiliensia, v. 22, n. 1, p. 35-45, . (02/13449-1, 06/53550-4)