Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao de acido giberelico na producao de crisantemo (dedranthema grandiflora) faroe e sua acao na manutencao da qualidade pos colheita.

Processo: 06/54543-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 29 de fevereiro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Giuseppina Pace Pereira Lima
Beneficiário:Marcos Ribeiro da Silva Vieira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Biomarcadores   Envelhecimento   Peroxidase   Longevidade   Reguladores vegetais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Longevidade | Marcadores Bioquimicos | Peroxidase | Reguladores Vegetais | Senescencia

Resumo

Os objetivos das práticas de pós-colheita de flores de corte é a manutenção da qualidade, aumento da durabilidade e redução das perdas das inflorescências após a colheita para que todo o esforço empregado no aumento da produção seja compensada. O uso de reguladores vegetais é freqüente durante a pré-colheita e na pós-colheita de diversas espécies, sendo que as giberelinas desempenham uma importante função intermediando os efeitos dos estímulos ambientais no desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo deste trabalho será de avaliar o efeito de concentrações de ácido giberélico sobre o crescimento da inflorescência e qualidade pós-colheita de crisântemos da variedade 'FAROE'. As plantas serão pulverizadas no vigésimo primeiro dia após o transplantio das mudas e a colheita programada quando as flores apresentarem aproximadamente 50% das lígulas expandidas. Após a colheita, serão medidos os parâmetros: altura final da planta, número de nós, comprimento do entrenó, diâmetro da haste principal, comprimento do pedúnculo floral e ciclo da cultura (da indução a colheita). No laboratório as hastes serão padronizadas a um comprimento ideal e armazenadas em câmara fria à uma temperatura de 10ºC e UR 95% por sete dias, em caixas de papelão. Após o condicionamento, as plantas serão submetidas às análises bioquímicas: poliaminas, carboidratos totais, proteínas totais e atividade peroxidase. Os dados obtidos serão submetidos a análise de variância e comparadas pelo teste de Duncan a 5% probabilidade de erro. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIEIRA, Marcos Ribeiro da Silva. Aplicação de ácido giberélico na qualidade e na bioquímica de hastes de crisântemo CV.Faroe. 2008. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agronômicas. Botucatu Botucatu.