Busca avançada
Ano de início
Entree

Biologia da escherichia coli enteroinvasora iv: efeitos da ativacao das celulas dendriticas intestinais na resposta inflamatoria.

Processo: 06/55141-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Marina Baquerizo Martinez
Beneficiário:Marina Baquerizo Martinez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Shigella flexneri  Inflamação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inflamacao | Proteinas Secretadas | Shigella Flexneri

Resumo

EIEC, assim como Shigella, invade a mucosa do cólon com destruição tecidual e inflamação, causando disenteria. Amostras de EIEC possuem características bioquímicas e genéticas muito semelhantes às de Shigella, porém para que ocorra um processo infeccioso são necessárias 100 células de Shigella e 1000000 células de EIEC. Estudos que estão sendo conduzidos em nosso laboratório sinalizam que as células do hospedeiro, envolvidas no processo, respondem de forma diversificada frente a essas duas espécies. A célula dendrítica é uma potente célula apresentadora de antígenos, com habilidade única de ativar linfócitos T naive. Sua presença nas placas de Peyer é fundamental para a manutenção da homeostase intestinal e defesa imunológica. O processo de maturação e ativação dessas células influencia a qualidade da resposta das células T. Em vista da importância das células dendríticas na condução do processo inflamatório intestinal, este estudo propõe-se a caracterizar os efeitos da ativação destas células na resposta inflamatória gerada por EIEC e Shigella flexneri. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBUQUERQUE, RENATA CHAVES; RAMOS MORENO, ANA CAROLINA; DOS SANTOS, SILVIA REGINA; BETTA RAGAZZI, SELMA LOPES; MARTINEZ, MARINA BAQUERIZO. Multiplex-PCR for diagnosis of bacterial meningitis. Brazilian Journal of Microbiology, v. 50, n. 2, p. 435-443, . (06/55141-4)
ISABEL I. CARVALHO-RAMOS; RUBENS T.D. DUARTE; KATIA G. BRANDT; MARINA B. MARTINEZ; CARLA R. TADDEI. Aleitamento materno aumenta a resiliência da comunidade microbiana,. Jornal de Pediatria, v. 94, n. 3, p. 258-267, . (11/51196-7, 06/55141-4)