Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização do papel da fosfolipase D na modificação da saliva pelos ductos intercalares da glândula salivar

Processo: 06/55650-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Constance Oliver
Beneficiário:Lorena Brito de Souza
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Glândulas salivares   Receptores muscarínicos   Transdução de sinais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Hsy | Ducto Intercalar | Glandula Salivar | Pld | Receptor Muscarinico | Transducao De Sinal

Resumo

As células dos duetos das glândulas salivares são responsáveis pela modificação da composição eletrolítica e fluidez da saliva primária secretada pelos ácinos. A redução na produção de saliva resulta em boca seca, anomalia denominada xerostomia, que é causada pelo mau funcionamento das glândulas salivares. Até o presente, sabe-se que a ativação dos receptores muscarínicos M3 potencializa a fluidez e a concentração dos íons na saliva. No entanto, o papel de muitas proteínas e enzimas que possam atuar na transdução de sinal através deste receptor, continua desconhecido. O papel da PLD vem sendo investigado em diferentes tipos celulares, mas não foram realizados estudos sobre o seu papel em células de dueto de glândulas salivares. Como a PLD possui um papel fundamental na transdução de sinal de outros tipos celulares é importante avaliar a atividade reguladora desta enzima nas células do dueto. No presente estudo iremos caracterizar o papel da PLD na modulação da via de transdução do sinal através do receptor muscarínico M3 em células do dueto de glândulas salivares. Nossos resultados preliminares mostram que as células humanas de dueto intercalar da glândula parótida possuem atividade para PLD. Também, a presença das isoformas PLD1 e PLD2 foram identificadas nestas células. O conhecimento dos mecanismos de regulação e ativação da PLD podem auxiliar no entendimento dos processos relacionados com fluidez da saliva e levar a novas estratégias terapêuticas para a xerostomia. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, LORENA BRITO; PINTO DA SILVA, LUIS LAMBERTI; JAMUR, MARIA CELIA; OLIVER, CONSTANCE. Phospholipase D Is Involved in the Formation of Golgi Associated Clathrin Coated Vesicles in Human Parotid Duct Cells. PLoS One, v. 9, n. 3, . (06/55650-6)