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A influencia da leitura oralizada nos processos de apropriacao da escrita pela crianca.

Processo: 06/55693-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Claudemir Belintane
Beneficiário:Lucila Maria Pastorello
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Subjetividade   Inconsciente (psicologia)   Leitura   Linguagem   Alfabetização
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alfabetizacao | Educacao | Inconsciente | Leitura | Linguagem | Subjetividade

Resumo

O presente projeto, focalizando leitura oralizada (cm voz alta), pretende aprofundar conhecimentos já existentes sobre a relação entre a oralidade e a leitura. A pesquisa aqui apresentada sustenta a hipótese de que, na leitura oralizada, se faz presente,, o corpo sonoro, um efeito de representações acústicas e sinestésicas, o qual mantém relações com as experiências iniciais da estruturação psíquica e da linguagem do sujeito. A prática da leitura oralizada - considerando tanto a criança que é exposta à leitura em voz alta como aquela criança que efetivamente já a pratica - poderia ser pensada como atividade produtiva nos processos de apropriação da linguagem oral e escrita pela criança. A partir do entrecruzamento da Psicanálise com a Lingüística, entende-se a leitura também como prática ao mesmo tempo linguareira e discursiva, o que pressupõe a implicação de um leitor que se as sujeita em relação à cultura. Nesse enfoque o sujeito é percebido, em sua apreensão discursivo - enunciativa e também do ponto de vista psicanalítico Na perspectiva adotada neste projeto, a aquisição/apropriação de novas formas de lidar com a linguagem é sustentada por uma posição psíquica determinada, em que subjaz a incompletude do sujeito. Começar a ler e integrar-se às práticas de leitura é possível para a criança que deseja dar um passo adiante em suas atividades linguareiras, que se lança, através da brincadeira, no desvendamento da leitura. Neste processo, a criança vive a leitura no corpo, o que invoca uma experiência de prazer, ligada aos primeiros chamados para o enlace com o outro: a voz e a fala. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PASTORELLO, Lucila Maria. Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança. 2010. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.