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Leitura em voz alta e apropriação da linguagem escrita pela criança

Texto completo
Autor(es):
Lucila Maria Pastorello
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Claudemir Belintane; Monica Guimaraes Teixeira do Amaral; Ana Luiza Marcondes Garcia; Anna Rita Sartore; Angela Maria Resende Vorcaro
Orientador: Claudemir Belintane
Resumo

Partindo do entrecruzamento entre a linguística, a psicanálise e a clínica fonoaudiológica, o presente trabalho tem o objetivo de discutir o papel da leitura em voz alta no processo de apropriação da linguagem pela criança, sustentando a hipótese de que a leitura em voz alta, em função de suas especificidades, interfere positivamente nesse processo. Tomamos a leitura em voz alta em sua dimensão discursiva e subjetivante, que coloca em cena a língua, o corpo e o desejo de quem lê e de quem escuta. Admitimos os processos de apropriação da linguagem sob uma perspectiva não desenvolvimentista, mas que considera tais processos como relativos a diferentes posições subjetivas. Trata-se de uma pesquisa teórica ilustrada por vinhetas da clínica fonoaudiológica e da literatura literária. A partir de nossas reflexões e da discussão teórica, argumentamos que as características da leitura em voz alta a presencialidade atualizada pela voz e pelo olhar, a convocação do corpo sonoro e seu potencial para transmitir cultura são significantes e podem interferir positivamente no processo de apropriação da escrita. (AU)

Processo FAPESP: 06/55693-7 - A influencia da leitura oralizada nos processos de apropriacao da escrita pela crianca.
Beneficiário:Lucila Maria Pastorello
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado