Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do limiar de dor por pressão em músculos crânio-cervicais de mulheres com migrânea crônica

Processo: 06/56269-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2007
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Débora Bevilaqua Grossi
Beneficiário:Alexandra Carolina Canonica
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde da mulher   Mulheres   Enxaqueca sem aura   Dor musculoesquelética   Limiar da dor
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao Fisioterapeutica | Limiar De Dor Por Pressao | Migranea Cronica | Musculos Cranio-Cervicais | Sensibilidade Muscular

Resumo

A avaliação da sensibilidade de músculos crânio-cervicais em indivíduos com cefaléia tem sido realizada através da Algometria de Pressão. Entretanto, não há trabalhos que verificaram a sensibilidade muscular através deste método em indivíduos com Migrânea Crônica (MC). Assim, o objetivo geral deste estudo será avaliar e comparar o Limiar de Dor por Pressão (LDP) de músculos crânio-cervicais em indivíduos do sexo feminino com diagnóstico de MC e mulheres sem história de cefaléia. Participarão deste estudo 15 mulheres com diagnóstico médico de MC (GMC - grupo com cefaléia) e 15 mulheres sem história de cefaléia (GC - grupo controle), na faixa etária de 20 a 60 anos. A obtenção do LDP será efetuada através do método de Algometria de Pressão, na qual serão localizados e demarcados 10 pontos bilateralmente em músculos da região crânio-cervical e, posteriormente, será aplicado um algômetro digital que permite visualização do LDP em seu display. Os resultados de ambos os grupos serão comparados considerando-se p 0,05. Espera-se com este trabalho subsidiar a avaliação clínica e encaminhamento para um programa de tratamento fisioterapêutico destinados à portadores de MC, já que até o presente momento não há critérios bem definidos para a realização dos encaminhamentos. E assim, contribuir para um melhor entendimento das possíveis alterações músculo- esqueléticas envolvidas nessa doença, e dessa maneira contribuir para uma abordagem da atuação fisioterapêutica em pacientes com MC. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GROSSI, DEBORA BEVILAQUA; CHAVES, THAIS CRISTINA; GONCALVES, MARIA CLAUDIA; MOREIRA, VIVIANE COIMBRA; CANONICA, ALEXANDRA CAROLINA; FLORENCIO, LIDIANE LIMA; BORDINI, CARLOS ALBERTO; SPECIALI, JOSE GERALDO; BIGAL, MARCELO EDUARDO. Pressure pain threshold in the craniocervical muscles of women with episodic and chronic migraine A controlled study. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 69, n. 4, p. 607-612, . (06/56269-4, 06/56742-1)