Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da participação das células T regulatórias naturais (CD4+CD25+) na imunossupressão observada em pacientes com paracoccidioidomicose

Processo: 06/59624-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2007
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunologia Celular
Pesquisador responsável:Ronei Luciano Mamoni
Beneficiário:Maria Carolina Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Paracoccidioidomicose   Citocinas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas T Regulatorias | Citocinas | Paracoccidioidomicose

Resumo

A paracoccidioidomicose (PCM), causada pelo fungo dimórfico Paracoccidioides brasiliensis, pode ser classificada em duas formas clínicas principais: a forma adulta (FA) com evolução de caráter crônico e a forma juvenil (FJ) caracterizada por ser mais grave e de evolução mais rápida. Os pacientes com PCM, principalmente aqueles com as formas mais graves, se caracterizam por apresentar alta produção de citocinas como IL-4, IL-5, IL-10 e TGF-beta e baixa produção de IL-2 e IFN- gama além de resposta imunológica celular deprimida, evidenciada por testes de hipersensibilidade do tipo tardio negativos e proliferação de linfócitos baixa. Alguns trabalhos associaram a imunossupressão observada nos pacientes com a forma ativa da doença à presença de citocinas supressoras como a IL-10 e o TGF-beta, de células com expressão elevada de CTLA-4 e ao aumento da apoptose via CD95-CD95L. Essas evidências apontam para uma possível participação das células T regulatórias naturais (CD4+CD25+) na PCM, como já demonstrado para outras doenças infecciosas. O objetivo desse trabalho é avaliar a participação das células T regulatórias naturais na supressão da resposta celular de pacientes com PCM, por meio da comparação do número e fenótipo das células regulatórias presentes nos sangue periférico de pacientes antes e depois do tratamento antifúngico, bem como tentar estabelecer o mecanismo pelo qual essas células exercem seus efeitos supressores. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERREIRA, MARIA CAROLINA; DIAS DE OLIVEIRA, ROMULO TADEU; DA SILVA, ROSIANE MARIA; SOUZA LIMA BLOTTA, MARIA HELOISA; MAMONI, RONEI LUCIANO. Involvement of Regulatory T Cells in the Immunosuppression Characteristic of Patients with Paracoccidioidomycosis. Infection and Immunity, v. 78, n. 10, p. 4392-4401, . (07/50183-3, 06/59624-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Maria Carolina. Participação de celulas T regulatorias (CD4+CD25+) na imunossupressão observada em pacientes com paracoccidioidomicose. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Campinas, SP.