Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificacao e expressao de genes da biossintese do jasmonato na interacao entre theobroma cacao e crinipellis perniciosa.

Processo: 07/02232-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Antonio Vargas de Oliveira Figueira
Beneficiário:Celso Gaspar Litholdo Junior
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Resistência   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Crinipellis perniciosa | expressão gênica | Jasmonato | Resistência | Theobroma cacau | Genética Molecular

Resumo

A doença vassoura-de-bruxa do cacaueiro (Theobroma cacao), causada pelo basidiomiceto Crinipellis perniciosa, levou a total destruição da lavoura sul-baiana, que era cultivada principalmente com cultivares altamente susceptíveis. O método mais eficiente de controle da doença consiste no uso de cultivares resistentes, sendo o genótipo ‘Scavina 6’ a única fonte de resistência reconhecida e utilizada para C. perniciosa, mas que esta já foi suplantada pelo patógeno. Novas fontes de resistências já foram identificadas ma Amazônia brasileira (CAB 214 e CAB 208), e Por meio do mapeamento genético, uma região genômica associada à resistência do ‘Scavina 6’ foi identificada, e considerada monogênica e dominante. Não há indicações desta resistência ser do tipo gene-a-gene, com indução de reação de hipersensibilidade que ativa a resposta imune sistêmica dependente do ácido salicílico. O tipo de resistência verificada em T. cacao contra C. perniciosa manifesta-se na contenção do crescimento do fungo e na redução das manifestações dos sintomas, caracterizando como uma defesa basal mediada por ácido jasmônico e etileno. Diversos genes relacionados com resposta de defesa mediada por jasmonato, principalmente da degradação de proteínas regulada pela ubiquitinação, foram identificados nas bibliotecas de interação de T. cacao e C. perniciosa. Nessas bibliotecas também foram identificados genes com expressão diferencial, codificando enzimas do metabolismo secundário, incluindo a via de biossíntese de flavonóides, que foi associada com a característica de resistência dos genótipos CAB 214 e CAB 208. Baseado nas evidências e observações sintomatológicas, histológicas e gênicas, este projeto propõe que a interação T. cacao com C. perniciosa seria modulada pela ação do hormônio vegetal jasmonato, e se pretende identificar as seqüências dos genes envolvidos na síntese do Jasmonato no cacaueiro e demonstrar pela sua expressão diferencial, a contribuição desse genes identificados na interação e reposta de defesa a C. perniciosa.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LITHOLDO, JR., CELSO G.; LEAL, JR., GILDEMBERG A.; ALBUQUERQUE, PAULO S. B.; FIGUEIRA, ANTONIO. Differential expression of jasmonate biosynthesis genes in cacao genotypes contrasting for resistance against Moniliophthora perniciosa. Plant Cell Reports, v. 34, n. 10, p. 1747-1759, . (07/07175-0, 07/02232-5)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LITHOLDO JUNIOR, Celso Gaspar. Identificação e expressão de genes da biossíntese do jasmonato na interação entre Theobroma cacao e Moniliophthora perniciosa. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.