Busca avançada
Ano de início
Entree

O efeito da bolsa de gelo para o alívio da dor perineal após o parto normal

Processo: 07/05864-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Obstétrica
Pesquisador responsável:Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira
Beneficiário:Sonia Maria Junqueira Vasconcellos de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Enfermagem (EE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Período pós-parto  Dor  Períneo  Crioterapia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Enfermagem na Saúde da Mulher

Resumo

Trata-se de um ensaio clínico randomizado e controlado, com coleta de dados prospectiva, que tem como objetivo avaliar o efeito da bolsa de gelo na região do períneo, para o alívio da dor perineal. O estudo será realizado no Alojamento Conjunto e Centro de Parto do Amparo Maternal, localizado na zona sul do município de São Paulo. Farão parte do estudo mulheres que tiveram partos normais a termo, com ou sem trauma perineal e referirem dor perineal. A população será dividida em três grupos: Grupo Experimental, formado por puérperas, que utilizarão uma bolsa de gelo no períneo, como tratamento para o alívio da dor nesse local, Grupo Placebo, formado por puérperas, que utilizarão bolsa de água na temperatura ambiente e Grupo Controle, composto por puérperas que não farão uso da bolsa de gelo na região do períneo. As variáveis quantitativas serão analisadas considerando os valores mínimos e máximos, cálculo de médias, desvios-padrão e medianas. Para as variáveis qualitativas serão calculadas as frequências absolutas e relativas. Para a comparação dos grupos em relação às proporções será utilizado o teste qui-quadrado ou o teste exato de Fisher. Para a comparação das médias dos três grupos será utilizada a Analise de Variância a um fator. Quando a suposição de normalidade dos dados for rejeitada será utilizado o teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis. Para a avaliação da evolução da dor em cada grupo será utilizado o teste não-paramétrico de Friedman. Todos os testes serão realizados admitindo-se o nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FRANCISCO, ADRIANA AMORIM; JUNQUEIRA VASCONCELLOS DE OLIVEIRA, SONIA MARIA; LEVENTHAL, LUCILA COCA; BOSCO, CAROLINE DE SOUZA. Crioterapia no pós-parto: tempo de aplicação e mudanças na temperatura perineal. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 3, p. 554-560, . (07/05864-2)