Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre ponto de compensação respiratório e desempenho em corredores de rua

Processo: 07/53135-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia do Esforço
Pesquisador responsável:Denise Vaz de Macedo
Beneficiário:Thiago Fernando Lourenço
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Corredores   Atletas   Desempenho atlético   Consumo de oxigênio   Limiar anaeróbio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corredores Fundistas | Desempenho | 10000 M

Resumo

A mensuração do consumo máximo de oxigênio (VO2max) é considerada uma medida padrão de potência aeróbica e desempenho físico, pois permite avaliar a integração entre os sistemas, nervoso, cardiopuimonar e metabólico. Além do VO2max, inúmeros grupos de pesquisa utilizam também os parâmetros submáximos obtidos do teste de esforço máximo tais como limiar ventilatório (LV) e ponto de compensação respiratória (PCR) para a prescrição de intensidades de exercício e previsão de desempenho de atletas de endurance. Durante a década de 80 foi exaustivamente mostrado na literatura uma relação entre limiar anaeróbico ou LV e velocidade e tempo de corrida nos 10000 metros e maratona. No entanto, estudos mais recentes, utilizando sujeitos em exercício contínuo com intensidade na velocidade entre LV e PCR mostraram uma adaptação do sistema de tamponamento pelo bicarbonato, questionando afirmações feitas na década de 80. Além disso, não encontramos trabalhos que buscam correlacionar a intensidade do PCR com o desempenho em corredores. O objetivo do presente projeto é investigar a possível relação entre a velocidade do PCR e o desempenho na corrida de 10.000 metros em corredores amadores de nível estadual, analisando também parâmetros metabólicos e ventilatórios durante um teste contínuo de 30 minutos em esteira ergométrica com intensidade na velocidade do PCR. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOURENCO, THIAGO FERNANDO; BARRETO MARTINS, LUIZ EDUARDO; TESSUTTI, LUCAS SAMUEL; BRENZIKOFER, RENE; MACEDO, DENISE VAZ. REPRODUCIBILITY OF AN INCREMENTAL TREADMILL (V) over dotO(2)MAX TEST WITH GAS EXCHANGE ANALYSIS FOR RUNNERS. JOURNAL OF STRENGTH AND CONDITIONING RESEARCH, v. 25, n. 7, p. 1994-1999, . (03/09923-2, 07/53135-0)